Novidades


 

Chá emagrece? Conheça os prós e contras

A maioria das pessoas que procura dietas para emagrecer em algum momento já se deparou com receitas de infusões milagrosas que secam a barriga ou auxiliam na desintoxicação do organismo. Mas qual é a real eficácia dessas bebidas no auxílio da perda de peso? Primeiramente, é bom esclarecer que nenhum chá gera perda de peso sozinho. Parece uma observação óbvia, mas muitos produtos são vendidos com a promessa de reduzir a gordura presente no organismo. Na verdade, os chás ditos emagrecedores cumprem o papel de auxiliar pessoas que estão em um processo de reeducação alimentar. 

As ervas usadas com esta finalidade costumam ter na composição ativos estimulantes, como a cafeína, ou apresentam efeito diurético. Chás ricos em cafeína, como o verde e o preto, ajudam a acelerar o metabolismo e podem funcionar também como termogênicos. Por isso, eles são bons aliados no processo da perda de peso de quem pratica atividade física. Já as infusões de efeito diurético, como hibisco e cavalinha, ajudam a combater a retenção de líquidos, diminuindo os inchaços. Segundo a nutricionista especializada em Ortomolecular e Fitoterapia, Luna Azevedo, a sensação de emagrecimento acontece por consequência desses efeitos. 
- A pessoa tem a sensação temporária de que está emagrecendo, mas muitas vezes é um processo de diminuição da retenção de líquidos. Por exemplo, se o paciente tem uma alimentação muito ruim e consome muitos alimentos industrializados e refrigerantes, é provável que tenha retenção de líquidos porque esses produtos contêm muito sódio. Então, ao tomar esses chás, há a sensação de emagrecimento. 
Se é natural, está liberado?
Não é bem assim. Alguns chás, quando consumidos em excesso ou de forma combinada, podem levar à intoxicação do organismo. De acordo com a endocrinologista Priscilla Gil, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo, ainda não existem estudos suficientes que assegurem o benefício dessas bebidas no processo de perda de peso. A especialista diz que as infusões comercializadas ainda não têm disponível a dosagem de seus componentes, o que dificulta a prescrição para os tratamentos de emagrecimento. 
- Sabe-se, por exemplo, que a quantidade ideal de cafeína diária para um paciente é de 3 a 5mg por quilo. Mas qual é a quantidade presente no chá comercializado? Essa falta de precisão na dose dificulta a recomendação desse tipo de tratamento. 
É bom ressaltar também que alguns chás podem ter contra-indicações. Por exemplo, o hibisco não é recomendado para mulheres que querem engravidar, por ter princípios considerados abortivos. Pessoas com hipersensibilidade à cafeína ou com histórico de hipertensão e problemas renais devem consultar um especialista para se informarem sobre efeitos colaterais e a quantidade recomendada.



*IBahia

Nenhum comentário