Novidades


 

Quando as mulheres devem procurar um Urologista




Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que a Urologia está para o homem como a Ginecologia está para a mulher. O grande problema é que, em muitas situações, a paciente só chega ao consultório de um urologista, quando o problema está agravado. Segundo Dr. Modesto Jacobino, sócio-diretor do Lithocenter Hospital Dia é necessário esclarecer quando a mulher precisa procurar esta especialidade.

"O urologista deve ser acionado pelas mulheres quando houver problemas no trato urinário, ou seja, rins, bexiga e uretra", esclarece o médico, que é ex-presidente da Associação Brasileira de Urologia. "Elas acabam sendo mais atingidas por problemas urológicos, como infecções e incontinência urinárias, mas só chegam ao urologista através de médicos clínicos ou do próprio ginecologista, porque a informação de que o urologista não atende apenas pacientes homens ainda não é bem disseminada”, reforça o médico Modesto Jacobino.

DIFERENÇA – Enquanto no homem, a urologia trata tanto problemas nos órgãos genitais quanto nos urinários; na mulher o urologista é o médico indicado para tratar do sistema urinário. “Esta confusão, muitas vezes, atrasa o diagnóstico correto", diz Dr. Modesto, que esclarece que a urologia na saúde feminina não deve ser encarada como uma subespecialidade. O médico ainda alerta que principalmente na menopausa, problemas na bexiga aumentam em cerca de 50%, e a visita ao urologista se torna mais frequente nesta fase da vida da mulher. 

PRINCIPAIS DOENÇAS TRATADAS PELO UROLOGISTA – São 5 as principais doenças que levam as mulheres ao profissional de Urologia: Incontinência Urinária (perda involuntária de urina, que atinge cerca de 20% da população feminina com mais de 60 anos), Infecção Urinária (presença de micro-organismos – bactérias, fungos e vírus – no aparelho urinário, que podem se multiplicar, causando doenças), Bexiga Hiperativa (vontade incontrolável de urinar, sendo mais comum em mulheres do que homens), Cistite Intersticial (inflamação crônica da bexiga) e Pedra nos Rins (formação de cálculos nos rins por um processo biológico mais recorrente no adulto jovem).




*Bahia Notícias

Nenhum comentário