Novidades


 

Biometria poderá ser agendada pela internet e telefone a partir de 6 de maio

Nesta quinta-feira (11), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Jatahy Júnior, que tomou posse do cargo no dia 28 de março deste ano, divulgou na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), as novas regras para os procedimentos de biometria no estado. De acordo com ele, “a partir de agora, só pegará fila quem quiser”.

De acordo com Jatahy, uma equipe do Tribunal organizou um cronograma para que a população não sofra na hora de realizar o serviço, principalmente com as longas filas.

Isso vale para todos os eleitores baianos, inclusive aqueles das zonas onde já ocorreram a biometria, como Salvador e Lauro de Freitas. Na capital baiana, por exemplo, cerca de 20% dos eleitores ainda precisam efetuar o procedimento, enquanto a situação do município da Região Metropolitana (RMS) é ainda pior, com mais de 50% do eleitorado pendente. 

Uma vez feita a marcação, a biometria, com hora definida, será realizada a partir do dia 13 de maio. No entanto, segundo o desembargador, é necessário prestar atenção a algumas determinações da Justiça eleitoral. “Os prazos finais serão diferentes para os municípios e, por isso, os eleitores precisam evitar deixar para a última hora”, afirmou.

Na Bahia, até o momento, dos 10.479.143 eleitores aptos, 72,35% já realizaram o procedimento biométrico. Os cerca de 30% restante, o que corresponde a pouco mais de 2,8 milhões de pessoas, devem regularizar a situação. Neste sentido, segundo o presidente do TRE-BA, “municípios com mais de 60% do eleitorado biometrizado têm até o dia 31 de outubro deste ano para concluir o serviço. O prazo é mais curto”, disse.


*Radar da Bahia

Nenhum comentário