Novidades


 

Novo álcool promete não deixar ressaca

Já imaginou um drink que não deixa a pessoa de ressaca no dia seguinte? O cientista David Nutt desenvolveu um álcool sintético, batizado de “Alcarelle”, que teria o potencial de proporcionar os benefícios de apreciar uma bebida alcóolica sem sofrer de ressaca. Nutt é um neuropsicofarmacologista especializado na pesquisa de drogas que afetam o cérebro e condições como vício, ansiedade e sono.

Ele conduziu um estudo sobre o tema e avalia que conseguiu fazer com que a molécula de álcool sintético interagisse de modo a evitar os seus efeitos colaterais.

“Nós sabemos qual local do cérebro é responsável pelos ‘efeitos bons’ e ‘ruins’ e quais receptores mediam esses processos: ácido gama-aminobutírico (Gaba), glutamato e outras substâncias como serotonina e dopamina”, disse ao jornal britânico The Guardian.

Ele quer adicionar um “efeito em pico” na molécula de álcool sintético para proporcionar um “barato”, mas sem deixar que a pessoa que beba o drink fique embriagada.

Em 1983, então estudante, o cientista descobriu um antídoto ao álcool, uma fórmula que revertia o estado da embriaguez. Para chegar à descoberta, ele fez experimentos com ratos, que receberam receptores de ácido gama-aminobutírico, ficando sóbrios.

O pesquisador diz que o efeito primário do álcool é estimular os receptores desse ácido, que “acalmam” o cérebro quando estimulados. No entanto, o antídoto desenvolvido por Nutt não pôde ser usado em humanos, pois se alguém o tomasse sóbrio, sofreria sérias convulsões.

O que se sabe é que existem 15 tipos de receptores diferentes em diversas áreas cerebrais. O cientista afirmou ter encontrado quais receptores podem ser estimulados para diminuir o efeito do álcool no corpo.

O objetivo do pesquisador é vender o álcool sintético para companhias que possam acrescentá-lo em suas bebidas. Mas existe um detalhe: o sabor não é agradável.


*Yahoo

Nenhum comentário