Novidades


 

Em audiência com secretários, Kátia Oliveira defende ampliação de políticas de combate à violência contra a mulher



A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) defendeu a ampliação e o fortalecimento de políticas públicas de combate à violência contra a mulher na Bahia. Durante a segunda Audiência Pública da Comissão dos Direitos da Mulher, nesta quarta-feira (8), a parlamentar destacou a necessidade de o estado avançar nas medidas de prevenção, enfrentamento e conscientização.

“Vivemos ainda uma sensação de aumento dos mais diversos tipos de violência contra o público feminino no Brasil e na Bahia. Precisamos fortalecer a rede de enfrentamento”, argumentou a deputada durante o encontro, que contou com a participação dos secretários estaduais Maurício Barbosa (Segurança Pública) e Julieta Palmeira (Políticas Para as Mulheres). Kátia voltou a solicitar a implantação de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) em Simões Filho e outras cidades baianas, de forma a ampliar a rede de atendimento e acolhimento às vítimas.

A deputada também defendeu uma política mais efetiva de conscientização da comunidade escolar. “A Campanha Estadual Maria da Penha deve fazer parte do calendário oficial de atividades do estado. É necessário aprofundar esse debate nas escolas públicas e privadas. Muitos alunos vivem situações de violência em suas residências contra sua mãe, tia, irmã”, argumentou Kátia.

Para Kátia, o estado deve priorizar a construção de delegacias da mulher. “Como todos sabemos, há mulheres que sofrem todo tipo de violência e, quando vão às delegacias, são novamente vitimizadas. Em Simões Filho, 80% das mulheres que vão prestar queixa desistem. Numa DEAM, o atendimento é especializado”, pondera.

Além disso, a emedebista enfatizou a necessidade de implantação de uma Base Operacional Fixa da Ronda Maria da Penha em Camaçari, justificando que o município é 16º no ranking brasileiro de queixas de violências contra a mulher, segundo dados da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180).

Elogios
Na audiência, os secretários Julieta Palmeira e Maurício Barbosa elogiaram iniciativas de combate à violência contra a mulher desenvolvidas pelo município de Simões Filho, onde Kátia foi vereadora. “O município fez, com recursos próprios, o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher Nilda Fiúza) e agora se coloca à disposição para fazer parceria para a Ronda Maria da Penha no município”, destacou Julieta.

Barbosa, por sua vez, falou sobre as dificuldades para ampliar delegacias e o próprio efetivo policial e destacou a iniciativa de Simões Filho de buscar parcerias, “fortalecendo as redes de atendimento para que consigamos estreitar essas relações”.



*Ascom

Nenhum comentário