Novidades

Sem mistério: nove dicas para emagrecer de forma saudável

Emagrecer de forma saudável é quase sempre um desafio. Você precisa se preparar para fazer seu corpo gastar mais calorias do que consome. Para alcançar o objetivo, é importante que você supere a tentação de investir em dietas "malucas" da internet e se dedique ao processo gradativo, que inclui um cardápio saudável (com cores variadas nos pratos) e atividade física regular. 

Atitudes simples podem te ajudar a "acelerar" o processo de emagrecimento. OiBahia separou nove dicas para perder os quilos a mais. 

Confira:

1- Horário para comer: experimente colocar um alarme no celular para te lembrar de comer de 3 em 3 horas. Lembre-se de fazer, no mínimo, cinco refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, e jantar).

2- Saciedade: para quem quer evitar comer toda hora, a melhor dica é investir em alimentos ricos em fibras. Eles proporcionam uma maior sensação de saciedade. Frutas, cereais integrais, aveia, feijões, chia, linhaça e grão de bico são algumas opções. 

3- Termogênicos: consuma alimentos que ajudam na queima de gordura, mais conhecidos como termogênicos. Eles aumentam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gordura e gasto de energia, porque atuam justamente na elevação da temperatura por meio das substâncias que compõem o alimento e, consequentemente, auxiliam no gasto calórico durante o processo digestivo. 

Exemplos: chá verde, café, gengibre, canela, óleo de coco e chá de hibisco.

4- Exercício físico: você precisa fazer, no mínimo, uma hora de exercício em três dias na semana (180 minutos) para queimar gordura. Funcional, aula de dança, natação, corrida, musculação e HIIT são algumas opções. 

5- Cuidado com o sal e o açúcar: esses alimentos podem trazer uma série de problemas para o corpo, principalmente se consumido em excesso. O sal é o principal fonte de sódio, mineral, que em excesso no organismo aumenta o risco de hipertensão e a retenção de líquido. Já o açúcar se transforma em acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga. 

6- Fuja de dietas muito restritivas: lembre-se o corpo precisa de todos os nutrientes para ter um bom funcionamento. A dica para montar os pratos durante as refeições é maneirar nas quantidades. Você também deve ter o cuidado de só comer uma fonte de carboidrato por refeição e jamais esquecer de consumir frutas e verduras.

7- Sem tempo para academia: você pode otimizar as tarefas básicas do seu dia para melhorar sua qualidade de vida. Prefira subir escadas do que o elevador; faça uma pequena caminhada depois do almoço (10 min); faça alongamentos e algum abdominal quando acordar (certamente, vai se sentir mais disposto para o dia).

8- Hidratação: o consumo de água é essencial para que todas as reações do corpo se realizem da melhor forma, inclusiva a quebra da gordura. Uma pessoa bem hidratada consegue eliminar as toxinas do organismo (que contribuem para o inchaço) e ainda melhora o processo de transporte de nutrientes para as células. A recomendação é ingerir entre 30 a 35 ml por kg de peso corporal de líquidos, em média 2 litros por dia.

9- Fuja dos industrializados: alimentos com gordura trans, como sorvete, doces e salgadinhos, devem passar longe do seu prato. A gordura trans aumenta o LDL (colesterol ruim para o organismo) e diminui o HDL (colesterol bom). Além disso, a gordura trans age aumentando os triglicerídeos que pode ser armazenado no tecido adiposo. 



*IBahia


Nenhum comentário