Novidades

Vereador Orlando de Amadeu comemora inauguração da UBS em Pitanga de Palmares

Em um ambiente repleto de comemoração, o vereador e presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), celebrou na manhã deste domingo (15), a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) denominada ‘Maria Vitalina dos Santos’, no bairro de Pitanga de Palmares, onde marca o começo de um novo ciclo na comunidade, o que garante maior atenção e mais dignidade no atendimento à saúde da população.

A comunidade viveu um clima de festa e de homenagem na inauguração da USF, no bairro de Pitanga de Palmares. Quem deu o ritmo da comemoração foi o Grupo Athletas Capoeira do Quilombo, liderado pela professora Gil e o Contra Mestre professor Flávio, que abrilhantou o momento ao som dos instrumentos percussivos tocados pelos jovens, além de apresentação de capoeira que marcaram a entrega da Unidade de Saúde na localidade.

Participaram do ato de entrega da USF, o prefeito Diógenes Tolentino “Dinha”, a primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o vice-prefeito, Sid Serra, secretários municipais, vereadores, demais autoridades e lideranças políticas e os moradores que compareceram em peso para prestigiar o importante momento para a comunidade.

Com sorriso estampado no rosto, comemorando com alegria e satisfação a entrega da nova unidade, o vereador Orlando de Amadeu, representante legislativo de Pitanga de Palmares e região, destacou que a USF é uma conquista para os moradores que terão mais dignidade no atendimento à saúde.

“A comunidade de Pitanga de Palmares está alegre e agradece a secretária de saúde, Poliana Vennas e ao nosso Prefeito Dinha, junto com a nossa deputada estadual Kátia Oliveira. Acompanhei de perto a luta dessa comunidade para que este sonho fosse realizado, e hoje, a gente bota placa e inaugura obras. Em nome dos moradores de Pitanga de Palmares, nós agradecemos por esta unidade de saúde novinha em folha e comemoramos essa conquista, que é uma grande vitória para a nossa comunidade. Estou muito feliz e o povo de Pitanga também está muito feliz. Obrigado meu Deus, obrigado meu povo!”, descreveu Orlando.

O vereador elogiou as instalações do novo equipamento de saúde. “Quando o compromisso e o trabalho dão as mãos, o resultado só pode ser esse: ótimas instalações, tudo muito limpo e adequado às demandas dos moradores para atender a necessidade desta comunidade em contar com um atendimento mais humanizado e próximo de suas casas. É uma conquista muito importante para esses moradores que terão um equipamento de saúde de muita qualidade”, afirmou Orlando.

O ato de inauguração da USF também foi marcado pela homenagem à ‘Maria Vitalina dos Santos’ (in memorian), que deixou seu legado de referência de mulher guerreira da comunidade. Orlando destacou a trajetória da homenageada como exemplo de vida dedicada às ações voltadas à educação e ao social.

Atendendo a indicação nº126/2019, de autoria do vereador Orlando de Amadeu, a nova Unidade de Saúde leva o nome de ‘Maria Vitalina dos Santos’ (in memorian), que atuou durante anos como servidora pública na área de educação do município. O parlamentar ressaltou que a homenageada é merecedora deste reconhecimento pela sua luta em defesa da comunidade.

“Ela merece essa homenagem porque tem representatividade na localidade onde cresceu e viveu. Ela foi uma pessoa que desenvolveu um trabalho e uma contribuição em nossa comunidade onde todos tinham estima e consideração por ela”, afirmou.

Além do vereador Orlando, também marcou presença pelo Legislativo os vereadores Adailton Caçambeiro (PRP), Arnoldo Simões (PRB), Canjirana (PSL), Cleiton Bolly Bolly (SD), Elimário Lima (PSDB), Eri Costa (DEM), Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP), o presidente da Comissão de Saúde, Luciano Almeida (MDB), o líder do governo, Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD) e Manoel Carteiro (PSB).

Serviços da USF em Pitanga de Palmares
Com uma estrutura 100% climatizada, a nova unidade está totalmente adaptada para Pessoa com Deficiência (PCD) e conta com recepção, sala de vacina, observação, curativo, enfermagem, consultórios médicos, odontológicos, sala de curativos, farmácia, sanitários, sala de reunião, copa e depósito. O projeto é realizado seguindo os parâmetros de acessibilidade.
Além disso, as duas equipes que passam a trabalhar na Unidade integram o Programa de Saúde da Família (PSF) e são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, vigilantes, higienizadores, recepcionistas e auxiliares de saúde dentária (ASD).

A UBS amplia a cobertura da rede de atenção básica e colocará à disposição da população, serviços de promoção, prevenção e tratamentos relacionados à saúde mental e bucal, planejamento familiar, prevenção ao câncer, pré-natal e cuidados a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. 


*Ascom/CMSF

Nenhum comentário