Novidades

Confira como acessar as vagas do SINE e agendar entrevistas sem sair de casa


Você sabia que é possível acessar as vagas oferecidas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) e agendar entrevistas sem sair de casa? É isso mesmo, o Sine permite que você busque vagas de emprego ofertadas por meio do SINE, de acordo com o seu perfil profissional, permitindo agendar entrevista com as empresas. É rápido e prático. Também é possível, de qualquer smartphone ou tablet conectado à internet, acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego.

As vagas podem ser consultadas pelo aplicativo Sine Fácil e também pelo site do Ministério do Trabalho de qualquer lugar do país. No aplicativo e no site, é possível verificar todas as oportunidades do dia e se candidatar diretamente para o cargo desejado.

Para baixar o aplicativo, basta entrar na loja de apps do seu celular, procurar por “Sine Fácil” e baixá-lo gratuitamente. Depois, preencha campos com as informações solicitadas, de forma a completar o seu cadastro no app e, assim, poder buscar e concorrer a vagas de emprego ofertadas por meio do Sine.

Após observar as oportunidades disponíveis, o trabalhador se candidata à vaga que achar mais adequada e recebe por e-mail uma carta de encaminhamento, onde estarão todas as informações referentes ao processo seletivo – se precisa comparecer pessoalmente à empresa, data da entrevista, entre outros. Ou seja, o documento mostra como será o contato entre candidato e empresa. Não é preciso retornar ao Sine durante o processo.

É fundamental que o trabalhador escolha apenas as vagas que realmente se encaixam em seu perfil, pois o sistema do Sine não permite que o usuário se candidate a várias oportunidades ao mesmo tempo. Quando a terceira carta de encaminhamento é gerada para uma pessoa, o sistema automaticamente trava qualquer outra candidatura. Para que se possa tentar uma nova oportunidade, é preciso que um dos empregadores das três tentativas anteriores informe ao Sine que decidiu não contratá-lo.

Dicas importantes para se dar bem durante as entrevistas agendadas pelo SINE

Fique atento, pois há detalhes que podem deixar uma impressão boa ou ruim sobre você:

Planeje-se para chegar no horário marcado.

Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme.

Mantenha contato visual com o entrevistador.

Não exagere no perfume.

Informe-se sobre o traje usual da empresa.

Não fale mal de seu atual ou antigo empregador.

Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou.

Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego.

Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo.

Como consultar as vagas do SINE pela internet
Acesse o aplicativo SINE Fácil ou Acesse o site. Se você se interessar pela vaga, dê um clique em “Quero Esta Vaga” e será direcionado para agendar a entrevista. Esse serviço facilita a busca pelo vaga disponibilizada pela empresa.

Na opção “Agendar Entrevista”, o trabalhador terá informações sobre local, data e horário escolhidos.

Em “Entrevistas Agendadas” estão disponíveis informações sobre as datas agendadas pelo aplicativo.

Vale informar que é possível encontrar informações como: exigências, benefícios, valor do salário, localidade e tipo de contratação.



*Simões Filho Online

Nenhum comentário