Novidades

Feriado de Dia dos Comerciários é cancelado em Salvador

Este ano, os comerciantes e lojistas de Salvador não vão poder comemorar o conhecido feriado de Dia dos Comerciários (21 de outubro). De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia e o Sindicato dos Lojistas do Comércio, a falta de acordo em Convenção Coletiva com o Sindicato dos Comerciários de Salvador é o motivo do cancelamento.

“Após várias rodadas de negociações, que se arrastam há 7 meses, o sindicato laboral tem resistido a chegar a um acordo, prejudicando todo o comércio da cidade de Salvador, inclusive os próprios trabalhadores da categoria”, diz nota enviada nesta quarta-feira (16), pela Fecomércio.

A Lei Federal nº 12.790/2013 estabelece o dia 30 de outubro como o “Dia dos Comerciários”, sem instituir feriado na data. A suspensão do dia de trabalho, normalmente estabelecida para a terceira segunda-feira de outubro, é uma liberalidade acordada em Convenção Coletiva. Sem esse instrumento, não há feriado para a categoria, podendo as empresas representadas pela Fecomércio-BA e pelo Sindilojas, funcionar normalmente.

A data é comemorada igualmente por alguns segmentos ligados ao setor terciário, a exemplo de supermercados e grandes redes de departamentos. Para eles, o feriado está mantido, graças a celebração de instrumentos coletivos que determinam que os funcionários devem ter folga no dia 21 de outubro de 2019.


*Bahia.Ba

Nenhum comentário