Novidades


 

Carnaval terá testes rápidos contra dengue, zika e chikungunya

Pela primeira vez durante o Carnaval de Salvador, os dez módulos assistenciais da saúde instalados nos circuitos oficiais da festa disponibilizarão testes rápidos para diagnóstico das arboviroses: dengue, zika e chikungunya. Os exames obtém o resultado em até 15 minutos e serão aplicados em pessoas que derem entrada nas unidades com sintomas suspeitos.

Os pacientes com diagnóstico positivo iniciarão o tratamento no próprio circuito da festa e, caso haja necessidade, serão encaminhados para rede hospitalar de retaguarda para internamento.

“Esta iniciativa contribuirá para o diagnóstico rápido de indivíduos sintomáticos durante o Carnaval e garantirá um tratamento mais eficaz desses pacientes. Possibilitará ainda que os agentes de combate às endemias possam realizar as medidas de contingência de imediato com a eliminação dos mosquitos Aedes nas localidades onde possivelmente o paciente foi infectado, reduzindo a possibilidade de surtos de arboviroses no período da folia”, destacou Olivette Borba, coordenadora do Laboratório Central.

Outra medida que será adotada no Carnaval deste ano será a incorporação da dosagem de troponina, teste de alta sensibilidade capaz de detectar os pacientes com riscos eminentes de infarto agudo de miocárdio (IAM), o que representa agilidade no tratamento adequado.


*Radar da Bahia 

Nenhum comentário