Novidades


 

"Não são todas as pessoas que necessitam utilizar a máscara cirúrgica", declara Drº Tiago Rios

O Coronavírus tem sido a pauta principal nos veículos de comunicação em todo o mundo. Atento e mantendo o compromisso com a qualificada audiência, o Programa Panorama de Notícias entrevistou nesta quarta-feira (18), o médico Drº Tiago Rios - Clinico Geral com especialidade em virologia.

Tudo sobre o Coronavírus foi abordado com o profissional médico, deixando o público do PN bem informado. 

USO DA MÁSCARA
"Não são todas as pessoas que necessitam utilizar a máscara cirúrgica, só é indicado o uso da máscara cirúrgica mediante a algumas situações de risco ou alguma situação em que você esteja em alguns casos suspeitos ou confirmados. Quero reforçar que a população não deverá usar máscara aleatoriamente, até porque a procura está grande e de fato as pessoas que necessitam usar a máscara, vão precisar e não vão ter como utilizar", pontuou. 

CHEGADA DO CORONAVÍRUS
"Na verdade a chegada dessa pandemia chamada Coronavírus foi um baque para todos, para o mundo de modo geral e não só para nós médicos, pegou todo mundo de surpresa, e de fato deixou várias sequelas em todo o mundo. Mas estamos trabalhando, correndo atras, tomando as medidas que devem e precisam ser tomadas, mediante as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, e das Secretarias de Saúde do estado e do município", afirmou. 

HOSPITAL DE SIMÕES FILHO
"Nós seguimos o protocolo do próprio Ministério da Saúde em que assim que chegue um paciente suspeito, nós temos um protocolo a ser seguido e foi implantado em todas as unidades de saúde seja ela da atenção básica ou da rede de urgência e emergência. Quero ressaltar que seguimos esse protocolo rigorosamente no Hospital Municipal de Simões Filho, e quero dizer que o Hospital tem um suporte adequado para absolver a população da cidade, bem equipado, temos algumas salas necessárias para atender a população caso chegue algum paciente com um quadro mais grave", explicou. 

SINTOMAS DO CORONAVÍRUS
"Os sintomas dessas infecções virais são bastante parecidos, são muito semelhantes principalmente com a gripe, tanto que a gente chama de síndrome gripal, ou seja, a síndrome é um conjunto de vários sinais sintomas em que o paciente ele vai apresentar desde uma febre, a uma tosse, uma coriza, um espirro, uma dor no corpo e ai devido a estarmos vivendo esse momento o mundo se vira em torno do Coronavírus. A febre, sintomas respiratórios como tosse, falta de ar, dores no corpo e dificuldades para respirar, são os principais sintomas do Coronavírus", afirmou. 

Dois casos suspeitos do coronavírus (COVID-19), foram confirmados em Simões Filho. O 1º caso seria um homem que mora no Km 30 e teria tido contato com um paciente diagnosticado com o novo Coronavírus. Não há detalhes ainda do 2º caso e também não se sabe se ele teve contato com o 1º. Os pacientes foram encaminhados para o isolamento e todos os procedimentos definidos pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde foram colocados em prática. Apesar dos dois casos suspeitos em 24h, a orientação é que a população simoesfilhense não entre em pânico e continue tomando todas as medidas para combater a proliferação do coronavírus. 



Por Ataíde Barbosa






Nenhum comentário