Novidades


 

Especialista dá dicas sobre como cuidar da voz

O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril.

A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças.

O Programa Panorama de Notícias, conversou na tarde desta quinta-feira (16), com a Fonoaudióloga Drª Annuska Bomfim

A DATA
"Acredito que temos o que comemorar sim, temos profissionais como você (Ataíde), radialistas, jornalistas que continuam a serviço da população e que usam suas vozes para nos informar como está toda essa pandemia no mundo, e vocês hoje são a nossa linha de frente", declarou. 

MITO
"Gengibre não melhora a voz, ele pode ser utilizado como coadjuvante mas não como o principal agente para a melhora da voz. O que melhora a voz é o descanso vocal, é a ingestão de água, são os exercícios de aquecimentos e desaquecimentos, e a procura de profissionais habilitados para orientar os profissionais que usam a voz", explicou. 

VERDADE
"A gente precisa de um descanso, incluindo dormir bem, uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, com menos gordura, açucares, porque tudo isso vai gerar alterações vocais, principalmente para quem faz o uso diário da voz e continuo", pontuou. 

REFRIGERANTE/CERVEJA
"Eles são sempre prejudiciais para a voz, o refrigerante porque ele tem gases e açucares que alteram a voz por causa da acidez excessiva gerada no estômago e o açúcar que deixa a saliva mais pastosa, prejudicando na hora da fala. E a cerveja porque ela faz retensão de liquido, ela desidrata todo o organismo através de componentes que retiram o liquido das células, e vale ressaltar que mesmo a cerveja sem álcool é prejudicial, porque são os componentes que são usados na fabricação da cerveja que são prejudiciais e não só o álcool", afirmou.  


Origem do Dia Mundial da Voz
O Dia Nacional da Voz foi instituído pela Lei Nº 11.704, de 18 de junho de 2008. A primeira celebração em homenagem à voz, no entanto, surgiu anos antes no Brasil, em 1999.

O destaque mundial, por sua vez, só chegou anos depois, a partir de 2003, quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos, Europa e Ásia.



Por Ataíde Barbosa


















Nenhum comentário