Novidades


 

Rui Costa e demais governadores do Nordeste apresentam demandas da região ao novo ministro da saúde

O governador Rui Costa participou de duas videoconferências nesta segunda-feira (20), umas delas com governadores da região nordeste e o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, na qual foi abordado o pedido dos gestores para que o Ministério da Saúde possa atender uma série de demandas para o combate à Covid-19. Entre os pontos citados, a possibilidade de colapso no sistema de saúde em virtude do coronavírus, a necessidade de mais médicos para atendimento à população, além de equipamentos e insumos para o combate à doença. 

A videoconferência com o ministro Nelson Teich foi um pedido dos governadores na última sexta-feira (17). “Considero que nossa reunião foi muito produtiva, pois apresentamos ao ministro, que fez questão de ouvir cada um dos governadores, as demandas dos nossos estados, além do cenário que estamos enfrentando no combate ao coronavírus. Todas as nossas solicitações serão encaminhadas por ofício também e o ministro garantiu que nos dará uma resposta na quinta-feira”. 

A outra videoconferência foi com o prefeito de Salvador, ACM Neto, e os secretários de saúde do estado e município, Fábio Vilas-Boas e Léo Prattes, para discutir o isolamento social e combate ao novo coronavírus na capital baiana. Durante transmissão ao vivo nas redes sociais na noite desta segunda-feira, Rui Costa revelou que na conversa com o prefeito ACM Neto ficou acordado a publicação de um decreto conjunto do município e estado com recomendação do uso de máscaras para toda a população de Salvador. Os termos do decreto já estão em discussão entre Prefeitura e Governo do Estado e deve ser publicado nos próximos dias. 

“Estamos traçando estratégias conjuntas para que o Estado e a Prefeitura possam refinar o monitoramento das pessoas contaminadas com o novo coronavírus. É mais esforço para quebrar a cadeia sucessória do vírus em Salvador onde estão registrados mais de 60% dos casos confirmados da doença na Bahia”, explica o governador. 

Ainda de acordo com o governador, uma videoconferência será realizada nesta terça-feira (21), com 11 prefeitos do sul do estado. A região é umas das preocupações da gestão estadual por conta da rápida difusão do novo coronavírus nos municípios vizinhos a Ilhéus e Itabuna.

Nenhum comentário