Novidades


 

homem se veste de Pateta e ameaça crianças nas redes sociais


Um homem identificado como Jonathan Galindo criou um novo desafio para as crianças. Maquiado e usando adereços que lembram o Pateta, personagem infantil da Disney, ele atrai a atenção dos pequenos e, por meio das redes sociais, entra em contato com eles e faz ameaças.

O perfil foi criado há três anos e surgiu no México. Com o tempo, os perfis falsos foram se multiplicando e chegaram ao Brasil. O alerta veio primeiramente do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina.

Nas redes sociais, os suspeitos entram em contato com as crianças. Em geral, segundo a polícia, os perfis têm poucas postagens porque, após ganhar a confiança dos pequenos, enviam mensagens privadas com textos, vídeos e áudios com ameaças e intimidações às vítimas. Há relatos de que são ensinadas técnicas de suicídio.

Aos moldes de Baleia Azul, o desafio de 50 dias de auto-mutilação e até suicídio de crianças e adolescentes, o homem pateta traz preocupações aos pais e responsáveis.

De acordo com a delegada Fernanda Fernandes, os pais devem monitorar o uso da internet pelos filhos: "Naquela época, os suspeitos foram indiciados por tentativa de homicídio. Obrigavam a vítima a permanecer no jogo e depois se matar".

Agora, é preciso ficar atento ao comportamento da criança. "Em geral, eles pedem para elas apagarem as mensagens e não deixam rastro. Os pais devem monitorar se houve alguma mudança comportamental no filho. Geralmente ele fica mais deprimido, isolado e com medo", explicou a delegada.


*R7

Nenhum comentário