Novidades


 

ACM Neto anuncia reabertura de shoppings e comércios na próxima semana


O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou neste sábado (18) que shoppings e comércios de Salvador serão abertos a partir da próxima semana. A fase um de flexibilização do isolamento na capital baiana não vai trazer como obrigatoriedade o teste de Covid-19 para todos os lojistas e funcionários.

Em entrevista para o Bahia Meio Dia, da TV Bahia, ACM Neto explicou que a ideia inicial era que, para a abertura do comércio, todas as pessoas que trabalham no comércio fossem testadas. “Inicialmente, tanto a prefeitura, quanto o estado, tinham decidido nos seus protocolos a testagem de todos os comerciários”, declarou o prefeito. 

“Depois de conversar com vários comerciantes, ouvimos o apelo, de que estão sem dinheiro e sem condições de pagar. Fizemos um acordo com os shoppings e comerciantes e a prefeitura não vai exigir a testagem obrigatória, mas todos vão ter que medir a temperatura, tanto de funcionários, comerciantes, quanto clientes”, esclareceu o governante. 

Segundo ele, a abertura dos locais voltados para o comércio já será iniciada na próxima semana, mas que somente as pessoas que estiverem a temperatura corporal menor que 37.8 é que poderão entrar nos estabelecimentos. “Quem tiver mais, não vai poder entrar no shopping, vai ser recomendada a manter isolamento e realizar o teste”, pontuou ACM Neto.

Reforçando que todos terão suas temperaturas medidas antes de de terem acesso aos locais, o prefeito falou ainda que, no caso dos shoppings, uma estrutura seja montada para atender pessoas que apresentem sintomas da Covid-19. “Nos shoppings vai haver uma estrutura, como nos bairros de de Salvador, para fazer uma testarem. Uma estrutura móvel de laboratório”, relatou. 

A confirmação de que a fase um de reabertura já poderá acontecer na próxima semana será feita, possivelmente, ao fim da tarde deste sábado, quando houver a divulgação do número de leitos ocupados na capital baiana.

“Com 75%dos leitos ocupado nós podemos começar a reabrir”, declarou o prefeito. Segundo ele, a expectativa é de que, de fato, o número será esse. O prefeito ainda comentou que a frota de ônibus de Salvador vai aumentar de 30% para 70%, junto com a abertura do comércio, já que irá haver maior movimentação nas ruas. 

ACM Neto explicou que a prefeitura está se preparando, primeiro, para atender a cidade nesta primeira etapa e que, conforme a circulação aconteça, é que será avaliado que as medidas estarão funcionando. 

“A folga é de 5 pontos percentuais com a abertura. Vamos abrir com 75% e, se chegar a 80%, aí a gente teria que rever a autorização de abertura e talvez ter que fechar novamente. Mas tenho muita confiança de que isso não vai acontecer”, explicou.

O prefeito comentou ainda que na última sexta-feira (17), 15 leitos de UTI entraram em funcionamento no hospital de campanha do Wet’n Wild e que neste sábado outros 25 estarão disponíveis na estrutura da Arena Fonte Nova. 

Para que o aumento do número de pessoas nas ruas da cidade não tragam um grande aumento do número de casos de contaminação pelo coronavírus, o governante pediu que os cidadãos colaborem. “Para isso, cada um tem que fazer a sua parte, evitando aglomerações, respeitando distanciamento, usando máscara, higienizando as mãos”, finalizou.


*Bahia Notícias

Nenhum comentário