Novidades


 

Frente fria atinge capital e deve provocar chuva ao longo de todo fim de semana


A capital baiana amanheceu debaixo de forte chuva desta sexta-feira (20). O mau tempo ocorre devido à formação de uma frente fria vinda da região Sul e deve se estender ao longo de todo o fim de semana.

Diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo informou ao bahia.ba que os moradores de regiões onde há o sistema de alerta e alarme devem redobra a atenção nesse período.

“Em regra, as regiões do miolo. Localidades das prefeituras bairros de São Caetano/Liberdade e a do Pau da Lima”, disse. Outras regiões com sirenes são Alto de Terezinha, Bom Juá, Calabetão, Capelinha, Lobato, Baixa do Cacau, Castelo Branco, Sete de Abril e São Marcos.

Segundo informações do Cemadec, Centro de Monitoramento e Alerta do órgão, a previsão é de chuva mais frequente no sábado (21), tendendo a reduzir durante a tarde de domingo (22). Pancadas de chuva ainda são esperadas para a madrugada e início da manhã de segunda-feira (23).

“A Codesal estará com suas equipes de prontidão para os atendimentos de qualquer demanda da população pelo telefone gratuito 199”, afirmou Sosthenes.

Até as 6h15 desta sexta, o órgão havia registrado duas ocorrências: duas notificações para alagamento de imóvel, uma para avaliação de imóvel alagado e uma para deslizamento de terra. “Haverá uma redução das chuvas entre 7h30h até às 9h da manhã”, reforçou o diretor da Codesal.

De acordo com o Cemadec, o fenômeno que atinge a capital é decorrente da formação de uma Zona de Convergência de Umidade do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a Bahia, estando associada ao avanço da frente fria e a um sistema de baixa pressão sobre o oceano. Esses sistemas devem proporcionar condições de chuva expressivas principalmente no sul e centro-oeste do estado.



*Bahia.Ba

Nenhum comentário