Novidades


 

Pessoa idosa será a primeira a ser vacinada contra o coronavírus na Bahia


Uma pessoa idosa, que vive em uma instituição de longa permanência, será a primeira a ser vacinada contra o coronavírus na Bahia. O ato será feito assim que o lote com as primeiras vacinas chegar ao estado. A informação foi dada pelo secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (18).

Vilas-Boas ressaltou que a aplicação nessa pessoa idosa será o único marco da ação de imunização contra a doença, evitando disputas entre os municípios quanto a quem vacinou primeiro.

“A partir do momento que o muncípio receber, ele tem condições de vacinar. Nós estavamos trabalhando nacionalmente para que todo mundo começasse a vacinar na mesma hora, e essa hora era quarta-feira às 10h da manhã. O ministério ja anunciou que, a partir de hoje, quem quiser vacinar, pode vacinar. O que a gente não quer é que seja feita uma vacinação desordenada e atabalhoada, que as pessoas queiram começar a vacinar e querer sair na frente e dizer qu vacinou primeiro e não obedeça todos os critérios de segurança para que comece a vacina. A gente não quer ficar dando mídia para quem foi o primeiro a vacinar, isso não ajuda nada. Nós vamos, e já identificamos, uma personalidade que será vacinada, assim que a vacina chegar aqui. Terá uma pessoa que receberá a primeira dose na Bahia. Não queremos que fiquem fomentando quem foi a primeira pessoa em Feira de Santana, em Porto Seguro. Isso pode gerar uma competição de município com município. Isso não é legal. Vai ser uma pessoa albergada. Um idoso ou uma idosa em uma instituição de longa permanência. Isso já está alinhado com o governador e a prefeitura de Salvador”, explicou o secretário.



*Bahia.Ba

Nenhum comentário