Novidades


 

Ex-titular da Codecon, Roberta Caires vai propor departamento para superendividados no órgão


Ex-coordenadora de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), a vereadora Roberta Caires (Patriota) vai propor que o Executivo de Salvador crie dentro do órgão de defesa do consumidor um departamento focado nos superendividados.

Na Câmara Municipal (CMS), Caires preside a comissão de Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor e vê no projeto a possibilidade de “tratar os superendividados e os mais vulneráveis”.

“Uma necessidade que a gente precisa realmente estar trabalhando é em relação aos soteropolitanos que estão endividados e superendividados. Principalmente por conta desse processo da pandemia, do desemprego, fechamento de negócios”, analisou a vereadora.

Na visão de Roberta Caires a pandemia potencializou a dificuldades de empreender e de manter relações consumeristas amistosas. “Então a gente precisa desenvolver política pública entre Executivo, Legislativo e a iniciativa privada para que possamos tratar esse público dando alternativa como mediadores, possibilidade de sair de fato desse super endividamento”, justificou.

Dados levantados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre o comportamento do endividamento dos brasileiros em 2020, mostra que a média de famílias endividadas no ano passado cresceu 2,8 pontos percentuais, em comparação com 2019, chegando a 66,5%. O índice é o maior da série histórica, iniciada em 2010. O estudo foi divulgado no fim de janeiro e teve como base os resultados mensais da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

A CNC destaca que apesar desse índice, a variação do indicador em 2020 foi menor do que a registrada em 2019 (+3,3 pontos percentuais).

Mas a crise sanitária continua e não há previsão para o fim da pandemia, isso se junta a descontinuidade das medidas de auxílio emergencial do governo e o aumento de casos de coronavírus. O resultado disso é a possibilidade de aumento no endividamento.



*Bahia Notícias

Nenhum comentário