Novidades


 

Perspectiva Histórica realiza Live do livro “Raymundo Souza Dantas: o primeiro embaixador brasileiro negro” com Fábio Koifman



O professor Fábio Koifman estará presente em mais uma Live para debater o seu mais novo livro “Raymundo Souza Dantas: o primeiro embaixador brasileiro negro”, no dia 31 de maio (segunda-feira), às 19h, na página do Facebook da Perspectiva Histórica PH com a mediação do professor, Silvio Benevides.

Na obra, Fábio Koifman analisa a trajetória biográfica, pública e profissional de Raymundo Souza Dantas até ser indicado para o posto de embaixador do Brasil em Gana no ano de 1961 e a reação da sociedade à nomeação do primeiro embaixador brasileiro negro. Nascido na pequena cidade sergipana de Estância, ainda muito jovem e semi-analfabeto, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1941. Na então capital do país, dormiu alguns dias na rua e realizou trabalhos diversos. Por fim, conseguiu um emprego de tipógrafo e, ainda aprendendo a escrever corretamente, passou a publicar seus textos em diferentes jornais e revistas. Nos anos que se seguiram, escreveu livros e trabalhou intensamente como jornalista. Em 1948 publicou o livro autobiográfico, "Um Começo de Vida", encomendado pelo MEC que produziu uma tiragem de 40 mil exemplares para que fosse divulgada em todo o Brasil a história de seu exemplo de superação.

“Até a indicação como embaixador durante o governo Jânio Quadros, Raymundo se dedicou ao jornalismo e dividiu páginas da imprensa com alguns dos mais expressivos escritores e intelectuais de seu tempo. Apesar da expressão pública de seu nome, alguns setores da sociedade brasileira receberam muito mal a indicação de Raymundo como embaixador e criticaram intensamente a nomeação. Uma vez no posto, outras dificuldades se apresentaram e ao fim de sua experiência como diplomata publicou em 1965 o livro "África Difícil (Missão Condenada: Diário)", informa Koifman.

Nos anos que seguiram as chamadas "construções de memória", trataram de se estabelecer como história, algumas distorções dos fatos, buscando "exportar" para África o persistente preconceito de muitos brasileiros”, pontua.

Fábio Koifman – é professor do departamento e do programa de pós-graduação em História da UFRRJ, bacharel em Direito (UFRJ), licenciado e mestre em História (UERJ). Doutor em História (UFRJ), ele é também autor dos livros “Quixote nas Trevas: o embaixador Souza Dantas e os refugiados do nazismo (2002)”, “Imigrante Ideal: o ministério da justiça e a entrada de estrangeiros no Brasil (1941-1945)”, entre outras obras que organizou, artigos e capítulos de livros que publicou.

Mediador – No encontro, Fábio contará coma mediação de Silvio Benevides. Doutor em Ciências Sociais Pela UFBA e professor na Universidade Federal do Recôncavo Da Bahia (UFRB).


O livro Raymundo Souza Dantas já está disponível para compra nos sites da Amazon e Estante Virtual ou através do e-mail: saggaeditora@gmail.com.



SERVIÇO

LIVE PERSPECTIVA HISTÓRICA PH – DO LIVRO “RAYMUNDO SOUZA DANTAS: O PRIMEIRO EMBAIXADOR BRASILEIRO NEGRO” DE FÁBIO KOIFMAN

Quando: 31 de maio de 2021

Onde: Facebook da Perspectiva Histórica PH

Horário: 19h

Participação gratuita



INFORMAÇÕES ADICIONAISDO LIVRO

SBN: 978-65-86555-09-7

Formato: 16 x 23 cm

Ano: 2021

Número de páginas: 418

Capa: Brochura

Investimento: R$ 74,90

Nenhum comentário