Novidades


 

Apple e Febraban são notificadas por fraudes bancárias com celulares furtados



A Apple e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) foram notificadas pelo Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) para explicarem as vulnerabilidades em aplicativos de instituições financeiras em smartphones.

Também foram notificadas a Samsung e a Motorola, que deverão esclarecer como criminosos estão conseguindo invadir contas bancárias após o furto de celulares. A resposta deve ser dada em até 72h após recebida a notificação.


Segundo informações da Folha de S.Paulo, quadrilhas especializadas em furtar celulares com o propósito primeiro de acessar os aplicativos de bancos para subtração de valores estão ganhando força na capital paulista.


Notificações – Para as empresas notificadas, o Procon solicitou documentos, entre eles laudos que garantam a segurança no desbloqueio dos aparelhos e nos aplicativos.

“Estamos perguntando: ‘quais as garantias vocês dão contra as fraudes digitais do sistema?’. O consumidor tem direito à informação. Se for impossível tecnologicamente coibir essas fraudes, o consumidor tem que saber, para minimizar os riscos”, disse o diretor executivo do órgão, Fernando Capez.

Além da notificação, outras medidas podem ser adotadas, como a aplicação de multas que podem chegar a até R$ 10 milhões. Ações civis públicas também podem ser instauradas para obrigar a adoção de práticas de segurança para os consumidores.




*Bahia.Ba

Nenhum comentário