Novidades


 

 


Hospital de Campanha de Itabuna comemora a centésima alta


O paciente José Cláudio Santos, 45 anos, inicia nesta sexta-feira (4), uma nova vida. Residente em Coaraci, hoje ele recebeu alta do Hospital de Campanha de Itabuna, após ficar internado cinco dias na unidade em virtude da Covid-19. Esta é a centésima alta após o início da operação, em abril deste ano.

Na avaliação do médico e diretor do Hospital de Campanha, Eric Ettinger Jr, “cada alta é uma vitória e temos que celebrar. Esta é uma doença que já matou mais de 21 mil baianos e precisamos conter o avanço do vírus com a vacinação e hábitos que aprendemos ao longo da pandemia, como usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos frequentemente”, ressalta o diretor, ao pontuar ainda que a dedicação e o cuidado da equipe assistencial contribuem decisivamente para a plena recuperação dos pacientes.

O presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, que é responsável pela gestão da unidade, destaca que além da excelência assistencial, a infraestrutura disponível é uma das mais modernas do Brasil. “A qualidade dos ventiladores pulmonares, camas, monitores e outros equipamentos são excelentes e ajudam a salvar vidas”, afirma o presidente.

A unidade administrada pela Fundação Fabamed possui uma das menores taxas de mortalidade do Brasil. Desde a sua abertura, o Hospital de Campanha de Itabuna registra taxa de mortalidade geral de 18,4%, bem abaixo da média brasileira, de 38%, segundo um artigo publicado este ano na revista The Lancet Respiratory Medicine, que analisou mais de 250 mil internações.

Com 40 leitos, sendo 20 de UTI, o Hospital de Campanha de Itabuna foi erguido em terreno anexo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, no Loteamento Nossa Senhora das Graças. A unidade faz parte da rede assistencial para a Covid-19 na macrorregião Sul, que atualmente possui 405 leitos ativos, sendo 179 de UTI. Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia são Itabuna, Ilhéus, Jequié, Camacan e Valença.

Nenhum comentário