Novidades


 

Salvador vai vacinar população de rua com única aplicação a partir desta terça


A população em situação de rua de Salvador começará a ser vacinada com o imunizante da Janssen, de dose única, a partir desta terça-feira (29). A informação foi confirmada pelo prefeito Bruno Reis (DEM), em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (28). De acordo com ele, cerca de 7 mil doses foram reservadas para a imunização deste público.

A aplicação das vacinas acontecerá nos consultórios e centros de atendimento à população de rua, e equipes de abordagem da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) vão atuar para convencer pessoas que apresentem alguma resistência. O prefeito ressaltou, no entanto, que a vacina não é obrigatória.

"Se houver recusa, as equipes de abordagem da Sempre, como estão na rua atuando há muito tempo, sendo que muitos são oriundos da situação de rua, poderão fazer esse processo de convencimento. A vacina não é obrigatória, mas faremos de tudo para convencê-los a serem vacinados. A gente espera que tenha um alto índice de aceitação e no futuro comunicamos como foi a estratégia", explicou.

Também durante a coletiva, o prefeito anunciou que toda a população acima de 18 anos das ilhas de Salvador - ilha de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos - será vacinada com os imunizantes da Janssen nesta quinta-feira (1º). "Já havíamos vacinado boa parte da população das ilhas, falta algo em torno de 3 mil pessoas acima de 18 anos. Isso ocorrerá quinta-feira. Serão as primeiras localidades de Salvador a ter 100% do público alvo vacinado", afirmou.

Segundo ele, a escolha pela vacina de dose única se deve a questões logísticas, já que a prefeitura deverá deslocar equipes até as ilhas para imunizar a população.

Após a vacinação em massa dos moradores das ilhas, a gestão municipal estuda realizar um monitoramento, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e não descarta fazer um evento-teste para grandes públicos nessas localidades.




*Metro1

Nenhum comentário