Novidades

 


Salvador está entre capitais do Nordeste com pior desempenho na vacinação contra Covid-19


Salvador tem um dos piores desempenhos no quesito vacinação contra Covid-19 por idade de todo o Nordeste. Conforme levantamento feito pelo BNews, a capital baiana divide com Teresina (PI) e João Pessoa (PB) a pior colocação – ambas estão vacinando público com 40 anos ou mais.

A mais avançada na aplicação das doses é São Luís (MA), que já está na faixa de 26 anos ou mais. Em seguida é Fortaleza, que já imuniza 32 anos ou mais. Aracaju já alcançou os 34 anos. Recife, Natal e Maceió estão imunizando adultos a partir de 37 anos.

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, culpou os critérios utilizados pelo
Ministério da Saúde na distribuição de doses.

“Há muito tempo falo nos veículos de imprensa os problemas nos critérios de distribuição de doses feito pelo Ministério da Saúde, ao invés de levar em conta a proporção da população acima de 18 anos, eles adotam critério próprio baseado em outras vacinações de anos anteriores. E isso está gerando uma série de distorções, por exemplo, Vitória (ES) tem 80% da população acima de 18 anos vacinada, enquanto Salvador tem 55% vacinada”, afirmou.

Para Prates, Salvador “é uma das capitais mais eficientes na aplicação de doses”. “Mas não estamos recebendo doses suficientes. Para descer mais as idades, precisamos de mais doses e dependemos do Ministério da Saúde”, disse.

“Principal fator para essa questão de Salvador está em 40+ e outras terem avançado é o critério de distribuição de doses que geram uma grande desproporção”, completou.



*BNews

Nenhum comentário