Novidades


 

Prefeito autoriza eventos com até 500 pessoas e ampliação do funcionamento de estabelecimentos


Com a diminuição de novos casos de Covid-19 e da taxa de ocupação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas ao combate à pandemia, o prefeito Bruno Reis anunciou algumas flexibilizações nesta sexta (20). Bares e Restaurantes agora podem funcionar até às 3h da manhã em Salvador, uma prorrogação de 1h em relação ao horário permitido anteriormente.

Além disso, o prefeito também autorizou público de até 500 pessoas em eventos sociais, como casamentos, formaturas e aniversários. No início de agosto, haviam sido liberados eventos com até 300 pessoas.

“Nós vamos autorizar a partir de hoje que bares e restaurantes possam funcionar uma hora a mais. Antes tinham que fechar às duas da manhã, agora podem funcionar até ás três da manhã. Uma outra medida é que nós vamos ampliar o número de pessoas nos eventos sociais, antes eram 300 pessoas, agora vamos passar a 500 pessoas participando dos eventos sociais”, revelou Bruno.

De acordo com o portal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atualizado pela última vez às 16h desta quinta-feira (19), a taxa de ocupação em leitos de UTI adulto é de 35%. Enquanto isso, os leitos destinados ao público infantil estão com 70% de ocupação. Ao todo, 176 equipamentos estão em uso dos 471 ofertados pela prefeitura.

“Os números continuam em queda. Hoje não há pressão em nosso sistema de saúde para leitos de Covid-19. A pressão que existe nas UPAs é de uma demanda reprimida que existia de outras enfermidades, como de AVC e infarto. Então nós estamos desmobilizando leitos de Covid-19 para enfrentar essas outras enfermidades. Nós estamos com baixa ocupação de leitos de UTI. Todos os outros números como de óbitos, casos ativos, novos casos, estão em queda. O processo de vacinação avançando, surtiu efeito” disse o prefeito para justificar a decisão das flexibilizações.




*Bahia.Ba

Nenhum comentário