Novidades


 

Piso salarial dos professores brasileiros é o mais baixo da OCDE


Um estudo que avaliou 40 países da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que o Brasil tem o menor piso salarial dos professores brasileiros nos anos finais do ensino fundamental.

De acordo com o relatório Education at a Glance 2021, os professores brasileiros têm salário inicial de 13,9 mil dólares anuais, menor que países como México, Colômbia e Chile pagam mais. Como exemplo, a Alemanha paga mais de 70 mil dólares anuais aos professores da mesma faixa escolar. A conversão para comparação dos salários é feita usando a escala de paridade do poder de compra, que reflete o custo de vida nos países.

A comparação também foi feita em relação ao salário real, que inclui pagamentos adicionais. Nessa avaliação, o Brasil também vai pior que a maioria dos países, com a situação melhor apenas que Húngria e Eslováquia.

De acordo com o OCDE, s salários reais médios dos professores são de 25.030 dólares anuais no nível pré-primário (que corresponde à educação infantil) e 25.366 dólares no nível primário (anos iniciais do ensino fundamental). Na média dos países da OCDE, os valores para as mesmas etapas são 40.707 dólares e 45.687 dólares, respectivamente.




*A Tarde

Nenhum comentário