Novidades


 

Vulcão que causaria tsunami na Bahia entra em erupção


O vulcão Cumbre Vieja, que preocupou os baianos nesta semana, entrou em erupção na manhã deste domingo (19). Localizado nas Ilhas Canárias, o vulcão pode, ainda que com chances remotas, causar um tsunami que atingiria a Bahia e outros estados do litoral do Brasil. 

Com o vulcão dando sinais de atividade e, consequentemente, a elevação do nível de alerta, as autoridades espanholas sinalizaram a possibilidade da erupção desencadear danos para outras partes do mundo nesta quinta-feira (16). Porém, pesquisadores brasileiros consideraram que as chances de um tsunami nos atingir são mínimas. Eles afirmaram que a única chance do desastre natural acontecer seria se parte da ilha desmoronasse por causa da força dos tremores, descartando os rumores.

O pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, explicou em uma entrevista cedida ao UOL que " Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima", tranquilizando a população que estava preocupada.



*Varela Net

Nenhum comentário