Novidades


 

Copa de 2022 pode ter ferramenta automática para lances de impedimento


O chefe de desenvolvimento global do futebol na Fifa, Arséne Wenger indicou que a tecnologia pode ganhar mais espaço no esporte a partir do ano que vem. Trata-se da ferramenta de detecção automática de impedimentos que pode estar em uso.

Wenger afirmou a diversos veículos que vem sendo estudada uma mudança na regra do impedimento, que permitiria que os lances fossem analisados de forma automática. O francês destacou que precisa manter em segredo os detalhes, mas prometeu que a ferramenta pode ser "a próxima das grandes evoluções da arbitragem".

"Precisamos continuar avançando na velocidade da tomada de decisões, principalmente em lances de impedimento. Em 2022, na Copa do Mundo, seremos muito mais capazes de tomar decisões sobre impedimentos mais rápidas. Vai parar menos o jogo, algo de que o VAR pode ser considerado culpado", comentou.

Caso a ferramenta prometida por Wenger entre em ação para a Copa do Mundo de 2022, será o terceiro Mundial seguido marcado pela implementação de uma nova tecnologia para ajudar a arbitragem. Em 2014, no Brasil, começou a ser usada a tecnologia da linha do gol, enquanto em 2018, na Rússia, a Copa foi marcada como a primeira da história a ter a utilização da arbitragem de vídeo.

"Percebemos nas partidas decisivas que o VAR foi capaz de evitar que decisões erradas fossem tomadas. Mas há coisas que ainda precisam ser aperfeiçoadas. VAR é um processo novo, e o nível dos profissionais pode não estar no nível dos árbitros, mas chegará em alguns anos. Há um problema porque requer muitas pessoas, é caro. O VAR é uma ajuda útil e deve permanecer para decisões mais justas. Antes, havia 93% de decisões justas, hoje são 97%. São centenas de decisões em um campeonato inteiro. É importante", disse o francês.




*Varela Net

Nenhum comentário