Novidades


 

SOLIDARIEDADE: Ciclistas de Simões Filho promovem comemoração ao Dia da Criança


O grupo Simões Filho Bike Clube (SFBC), promoveu no domingo, 17, na Praça da Bíblia, mais um evento comemorativo e festivo alusivo ao ‘Dia da Criança’, que proporcionou uma tarde de diversão para as crianças da cidade.

A ação denominada ‘Pedal Kids’, promovida pela Comissão Organizadora Simões Filho Bike Clube, contou com uma programação repleta de atrações que proporcionou um dia especial de alegria e descontração para as crianças: um mini circuito para estimular as crianças à prática do ciclismo, muitas brincadeiras com animadores, belas canções infantis, brinquedos como pula-pula, tobogã, além de distribuição de diversas opções de lanches e guloseimas como pipoca, algodão-doce, salgados, picolé, água e suco natural para a hidratação dos pequenos. Durante a festa, o público infantil também foi presenteado com lindos brindes.

De acordo com Nilson Oliveira, popular ‘Nilson Oliver’, integrante da Comissão Organizadora do SFBC, tambem ciclista do grupo, o objetivo foi proporcionar um dia diferente para as crianças e também para a comunidade, uma vez que todos participaram do evento.

“Para nós da Comissão, é uma alegria imensa poder unir o ciclismo a uma ação solidária, principalmente, para presentear com uma lembrançinha as crianças que neste dia se alegraram recebendo um presente. Nós decidimos fazer a alegria deles e realizamos o ‘Pedal Kids’. Nosso objetivo foi proporcionar às crianças, em especial, um dia diferente. E para que isso acontecesse, desenvolvemos a ação e trouxemos para elas um pouco de entretenimento. Realizamos uma verdadeira confraternização para as crianças e suas famílias”, destacou Nilson Oliveira, ao acrescentar que o grupo sempre busca realizar algo diferenciado em cada comemoração.

“Todos nós estamos muito felizes com o resultado, pois a felicidade esteve estampada no rosto de cada criança, de cada familiar e isso nos enche de alegria, de orgulho e de satisfação”, expressou Oliveira.

A Comissão Organizadora do SFBC faz questão de agradecer o empenho de todos os amigos e voluntários que doaram um pouco do seu tempo para o sucesso da ação, e também os parceiros que deram total apoio na realização do evento, além de integrantes do grupo. “Na organização desta ação, contamos com um gigante grupo de voluntários que nos ajudou muito para proporcionar um dia de alegria para as crianças. Aproveitamos para agradecer os parceiros que nos apoiaram nessa iniciativa”, concluiu Oliveira, contando que além dessa confraternização, o grupo SFBC promove diversas campanhas solidárias e que as ações de cidadania e solidariedade terão continuidade ao longo deste ano.


Responsabilidade Social

O SFBC reúne dezenas de ciclistas da cidade de Simões Filho praticantes aficionados e apaixonados pelo esporte que, além de percorrem as ruas e estradas do município incentivando a prática do ciclismo, também dão show e exemplo de cidadania e de solidariedade em diversas ações e iniciativas sociais voltadas às pessoas carentes.

Sensibilizados com as minorias em situação delicada de vulnerabilidade econômica e social, os ciclistas do bem organizam e promovem ações e iniciativas beneficentes e solidárias na distribuição de cestas básicas, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, além de agasalhos em prol de instituições e de famílias carentes e crianças da cidade.

A arrecadação de donativos é feita pelo próprio grupo de ciclistas e a ação é uma realização do SFBC, que conta com a força de voluntários, amigos, empresários e parceiros do comércio local. Os integrantes do grupo já conseguiram arrecadar uma série de itens que são destinados às diversas entidades carentes. A entrega dos produtos acontece sempre aos finais de cada mês com a participação dos irmãos ciclistas de Simões Filho.

Grandes passeios ciclísticos são realizados para promover ações em prol das instituições. De acordo com os organizadores, vários itens arrecadados são doados em várias comunidades de Simões Filho.

De acordo com os idealizadores do projeto, pessoas são incentivadas a participarem do grupo e das ações sociais desenvolvidas. “Nós nos mobilizamos para tentar amenizar o sofrimento de quem precisa da nossa mão amiga. A queixa é com relação à falta de alimentos e produtos de higiene”, pontuou Nilson.

Para se juntar ao grupo e apoiar a causa, basta levar alimentos não-perecíveis e produtos de higiene, entre outros itens. Para quem quiser ajudar essas instituições e famílias, as doações podem ser entregues nos seguintes pontos de coleta: Simões Filho FM, Rick Bike e Casa do Cimento.

“As doações podem ser feitas, sendo que o que estamos arrecadando já está sendo entregue às famílias, principalmente neste período de pandemia da Covid-19. Simões Filho Bike Clube e Ciclistas do Bem sempre promovem o ‘Pedal Solidário’ em prol dessas famílias. Quem quiser participar das pedaladas, sempre nos reunimos na Praça da Bíblia e Praça Noêmia Meirelles Ramos. É muito bom praticarmos o ciclismo e conviver entre amigos. Ajudar as pessoas necessitadas de alguma instituição também é importante. Pedimos para que a população se sensibilize e faça sua doação, pois a situação dessas famílias é realmente muito difícil. É preciso fazer a diferença e doar para quem necessita”, finalizou Oliveira.

Em Simões Filho, o grupo de ciclistas também promove campanha de doação de sangue. Atento à situação crítica dos estoques dos bancos de sangue, o grupo de ciclistas do SFBC se mobiliza para organizar campanha de arrecadação de sangue no posto do Hemoba, uma vez que o agravamento da pandemia tem contribuído para a queda de doação em todo o país.

“Além de colaborar, queremos incentivar outros ciclistas a virem doar também. Essa é uma das ações sociais que temos no grupo. Nós sabemos das dificuldades enfrentadas muitas vezes pela falta de sangue no Hemoba e essa ação é voltada para conscientizar a todos sobre a importância da doação de sangue, começando por nós ciclistas e, por isso, é fundamental que todos participem”, conscientizou Nilson Oliveira.


O grupo também promove demais ações e dinâmicas, como oficinas e encontros temáticos, como forma de incentivar o ciclismo, o lazer, o social e a sustentabilidade, para aproximar a bicicleta das pessoas, a exemplo do Workshop com a 2ª Turma de Ciclismo ocorrido nos dias 29 de maio e 5 de junho de 2021, na Paróquia São Miguel e no Seleto Social Clube, que abordou os seguintes temas: segurança no ciclismo; manutenção preventiva; manutenção emergencial; dicas de como se comportar na pista e na trilha; como ser multiplicador; motivação; projetos sociais no ciclismo.

Outra ação promovida é a Semana do Ciclista, que acontece sempre nos dias 19 à 23 de agosto com uma programação repleta de dinâmicas e durante todo o ano ocorre o Pedal Matinal – Pedal Pôr do Sol, – Sextou? Pedalou!!!, Pedal Vespertino, Pedal Crub, Pedal da Lua, para possibilitar a prática desportiva e proporcionar a sensação de bem-estar para todos os irmãos ciclistas.

O ‘Setembro Amarelo’, ‘Outubro Rosa, a prevenção não pode esperar!’ e o ‘Novembro Azul’ são também algumas das campanhas realizadas pelo Grupo SFBC, que visa conscientizar a importância pela necessidade de prevenção ao suicídio, ao câncer de mama e ao câncer de próstata.

O Grupo Simões Filho Bike Clube também promove campanha de conscientização por um trânsito mais seguro e harmônico, com o objetivo de aprimorar a convivência entre os diversos atores da mobilidade urbana (motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres) como forma de se criar um ambiente mais respeitoso e seguro. O movimento integra a tradicional campanha do ‘Maio Amarelo’.

O grupo de ciclistas participa do ‘Natal Solidário’ para arrecadação de brinquedos, além de percorrer alguns bairros de nossa cidade, levando muita animação com belas canções natalinas, fazendo a alegria de crianças e de suas famílias.

Como forma de agradecimento, o SFBC entrega uma lembrança de brinde aos ciclistas que contribuem e participam ativamente de campanhas sociais desse tipo, com ações que, com certeza, amenizam o sofrimento de muitas vidas.

O grupo de ciclistas de Simões Filho Bike Clube se reúne todos os dias na cidade para pedalar e, além de passeios e viagens, promove e participa de ações sociais. Os esportistas realizam pedaladas regulares. Há ciclistas de todos os níveis, de iniciantes até os mais experientes.

“Hoje, nós incentivamos as pessoas a pedalar. Os equipamentos de segurança, como capacete, farol e luva são indispensáveis. Hoje, temos vários tipos de pedais, de acordo com o seu ritmo. Tem gente que entra para competir, outros para passear e fazer amizades”, frisou Nilson.

Enquanto pedalam, os ciclistas interagem com a comunidade. O foco é a interação com as crianças e os jovens e adultos. Para a Comissão, é uma forma de incentivar um contato maior de todos com o ciclismo, com formas de diversão que não envolvam apenas aparelhos eletrônicos. “A gente planta um desejo e uma sensação de diversão, sem estar conectado a um celular ou computador”, pontuou o ciclista.

Não há limite de idade para participar do grupo, porém, há um acompanhamento dos organizadores para a avaliação do condicionamento de cada um. Um dos pedidos dos organizadores do grupo é que por medida de segurança, é imprescindível que todos os ciclistas estejam devidamente caracterizados e com os equipamentos de segurança (capacete, luvas, óculos, calçados apropriados e roupa confortável).

Além de incentivar a prática do ciclismo, o movimento também tem como carro-chefe a pratica à solidariedade com a promoção de ações e causas sociais beneficentes na arrecadação de alimentos e donativos para pessoas e instituições necessitadas.

A pagina no Instagram é bastante acessada, segundo os organizadores. As ações e iniciativas do SFBC estão presentes constantemente nas redes sociais. Para mais informações, as datas e horários dos encontros são divulgados na agenda do grupo no Instagram e pelo Facebook: facebook.com.br/SFBC.

O grupo coleciona uma série de ações e eventos sociais na cidade de Simões Filho, sempre com o intuito de ajudar a sociedade! Os organizadores esperam que sempre a cada ano haja a possibilidade de promover ações e eventos sociais maiores que estes!




Por Rafael Santana

Nenhum comentário