Novidades


 

CBF divulga parecer sobre lances polêmicos do jogo Bahia x Cuiabá


Após não divulgar os áudios da equipe do VAR, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) analisou as decisões da equipe de arbitragem em relação aos lances polêmicos do empate sem gols entre Bahia e Cuiabá, disputado no último domingo (21), pela 34ª rodada do Brasileirão. No duelo, o Dourado teve dois gols anulados pelo árbitro Raphael Claus. A entidade se posicionou através de parecer enviado aos dois clubes, após reclamação formal, através de ofício, do presidente da Federação Matogrossense de Futebol (FMF), Aron Dresch.


O primeiro lance aconteceu aos 20 minutos do primeiro tempo. Felipe Marques recebeu passe nas costas de Nino Paraíba, invadiu a área e tocou para Max estufar as redes. O gol foi anulado após a arbitragem apontar impedimento de Felipe. Para a CBF, a reclamação não procede.


"Pode-se afirmar, com plena segurança, que a posição de impedimento não se modificaria, pois, já bem antes do momento do passe, o pé do atacante estava no ponto considerado pelo VAR para aferir o impedimento. Desse modo, um freme antes ou depois do momento exato do passe não alteraria a situação, em que pese não ter havido", explicou no documento.


Já em relação ao segundo gol anulado, ocorrido também na etapa inicial, mas aos 38 minutos, a entidade concorda com a reclamação. Claus invalidou o tento alegando falta de Jenison em Nino na cabeçada para o fundo das redes. No entanto, considerou a situação muito difícil de ser percebida pelo "ponto de vista humano".


"Deve ser dito que as situações em que um jogador coloca seu braço sobre um adversário são muito difíceis de serem percebidas com precisão se houve a ação de empurrar ou não, o que, portanto, possibilitam erro, especialmente como neste caso em que o defensor caiu. Disso resulta que os erros decorrentes desse tipo de lance, conquanto não se possa isentar os árbitros da responsabilidade, até porque eles devem estar preparados para as dificuldades da função, são perfeitamente compreensíveis do ponto de vista humano", justificou.


Abrindo a zona de rebaixamento, o Bahia é o 17º colocado com 37 pontos, três a menos do que o Juventude, que é o 16º, respirando fora da degola. Com 43, o Cuiabá aparece na 11ª posição. Nesta sexta (26), às 19h, o Tricolor recebe o Grêmio, que é o 18º com 36, na Arena Fonte Nova, pelo duelo antecipado da 36ª rodada. Enquanto o Dourado encara o Palmeiras na próxima terça (30), às 22h, na Arena Pantanal, pela mesma jornada.




*Bahia Notícias

Nenhum comentário