Novidades

 


Salvador foi a capital com maior taxa de negros mortos pela polícia em 2020; SAJ lidera ranking


Um levantamento feito pelo portal Uol com base nos dados coletados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que Salvador foi a capital brasileira que registrou a maior taxa de negros mortos pela polícia em 2020.


De acordo com o índice, a capital baiana teve índice 10,2. A cidade que encabeça a lista é Santo Antônio de Jesus , com taxa de 15,6. O levantamento leva apenas em consideração municípios com mais de 100 mil moradores. Das 10 cidades que lideram o ranking, oito são do Rio de Janeiro.


Em números absolutos, Salvador registrou 296 mortes de pessoas negras decorrentes de intervenções policiais, atrás apenas da capital fluminense que teve 341 e a frente de São Paulo, com 255.


Segundo o Uol, no ano passado o país registrou 5.092 assassinatos de pessoas negras em intervenções policiais no ano passado. É o equivalente a 78,9% das 6.416 mortes no período, o maior índice de letalidade policial desde 2013, quando a pesquisa começou a ser registrada pelo Anuário de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano.




*Bahia Notícias

Nenhum comentário