Novidades


 

Bahia registra sete mortos, 70 mil atingidos e 3,7 mil desabrigados após dias de chuva


O domingo (12) foi de chuvas menos intensas e diminuição de alagamentos em algumas cidades da Bahia após quatro dias de temporal. Segundo a Defesa do Civil do Estado, o estado registrou sete mortes provocadas pelas chuvas. Além disso, 70 mil pessoas foram atingidas e 3,7 mil estão desabrigadas.

Contudo, diversas cidades ainda registram alagamentos e comunidades ribeirinhas apontam para a subida do nível dos rios nas regiões do estado mais atingidas pela chuva, especialmente no extremo sul do estado.


Ajuda

Foi liberado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) R$ 5,8 milhões para os municípios de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba. O Governo Federal também autorizou o emprego de tropas do Exército Brasileiro no resgate e realocação de pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações.

Ademais, o governador Rui Costa disse que a partir desta segunda-feira (13), o governo inicia o planejamento para recuperação das cidades afetadas. “Vamos iniciar a recuperação e reconstrução de muitas casas que foram perdidas. Vamos iniciar essa reconstrução em um local mais adequado, mais alto, fora do alcance das águas dos rios. Nesta segunda, vamos fazer uma grande reunião com as secretarias e prefeitos para decidir novas ações”, disse o gestor.

Conforme informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), 30 cidades estão em situação de emergência. Vilarejos e povoados da região ficaram ilhados por causa da chuva, o que dificulta o acesso dos bombeiros.

Ontem, cerca de 241 militares do corpo de bombeiros e 2 helicópteros atuaram no resgate de vítimas e no apoio às comunidades afetadas.




*Sociedade Online

Nenhum comentário