Novidades


 

‘É urgente que as Forças Armadas atuem’, diz Lula sobre chuva na Bahia


O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou as redes sociais, na manhã desta segunda-feira (27), para se manifestar a respeito das fortes chuvas que atingem o Sul do estado da Bahia. Por meio do Twitter, o petista afirmou que é “urgente que as Forças Armadas atuem no apoio às vítimas”.

“Conversei com o governador Rui Costa (PT), e é importante e urgente que as Forças Armadas, com sua estrutura de enfrentamento de calamidades, atuem no apoio para as vítimas das enchentes. Sem nenhum tipo de veto político, mas sim para ajudar o povo da Bahia”, escreveu Lula.

Mais cedo, Rui Costa fez um apelo para que a população que está em “áreas de risco, nesses municípios mais atingidos, deixe suas casas e busque locais seguros”.

Ainda segundo o governador haverá uma liberação de recursos para comerciantes e agricultores que perderam mercadorias e lavouras. O empréstimo ofertado pelo goveno do estado será de R$ 150 mil, sem juros, ou acima de R$ 150 mil, com juros subsidiados.


Balanço

A Bahia tem, neste momento, 72 municípios em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Até sábado (25), 25 cidades faziam parte da lista, mas no domingo (26) o governador Rui Costa reconheceu outras 47 nesta condição. Do total de 72 cidades, 58 delas estão também em situação de crise por conta das enchentes.

De acordo com os dados repassados pelos municípios e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16 mil desabrigados pelas chuvas, quase 20 mil desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. A população total afetada é estimada em 430.869 pessoas.





*Bahia.Ba

Nenhum comentário