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Produtos para ceia de Natal estão 11,7% mais caros na RMS


Os principais itens alimentícios e bebidas da Ceia de Natal tiveram aumento de preço médio de 11,7% ao longo deste ano. O levantamento é da Federação do Comércio (Fecomércio-BA), com base no IPCA-15, indicador do IBGE com metodologia próxima do índice oficial de inflação (IPCA).

“Esse percentual é superior a inflação geral da região, de 10,73% nos últimos 12 meses. Ou seja, o consumidor vai ter que desembolsar um dinheiro a mais para uma ceia farta”, destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.Os presentes registram uma variação de 9,3%.

Dietze afirmou que o item com o preço que mais cresceu em um ano foi o frango inteiro (29,6%), seguido do queijo (22,7%). As cervejas estão 19,5% mais caras. De acordo com o economista, os custos de produção têm impactado o preço na ponta.

Quanto aos presentes, o televisor é disparado o que mais encareceu (28,5%). Os móveis também subiram bem acima da inflação (16,3%).“No caso do televisor, o aumento está sendo visto mais para este final do ano, enquanto outros produtos como o computador pessoal já passaram por um forte ajuste para cima na primeira parte deste ano e, agora, acumula queda de 3,7%”, pontua Guilherme Dietze. É possível encontrar produtos mais baratos este ano, como a bermuda e short infantil (-1,9%), vestido infantil (2,2%) e camiseta infantil (5,3%).




*Bahia.Ba

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