Novidades


 

Sem subsídio, tarifa de ônibus pode chegar a R$ 4,80 em 2022, diz Bruno Reis


O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), confirmou na manhã desta sexta-feira (17) que Salvador passará por reajuste na tarifa de ônibus em 2022. A informação foi dada durante entrevista coletiva realizada na reabertura do Gripário de Pau Míudo. Segundo o gestor, o reajuste será anunciado até maio e pode chegar a 10%.

“ É uma decisão contratual. Esse ano fui a Brasília esse ano pelo menos dez vezes para tratar de transporte público, que é o maior problema de todos os prefeitos. Esses contratos, feitos para as concessionárias, têm regras claras para o reajuste dessas tarifas. Seguindo exatamente o que está nos contratos, nenhum prefeito vai ter condições de dar um reajuste menor do que 10%”. explicou Bruno, Se a tarifa for reajustada levando em consideração todos os parâmetros contratuais, o valor da passagem de ônibus pode chegar a R$ 4,80 em Salvador

Ainda segundo o prefeito, os contratos levam em conta fatores como aumento do preço dos combustíveis, de itens de manutenção dos veículos, aumento de remuneração de funcionários e a inflação. Para tentar reduzir o acréscimo, Bruno Reis e outros prefeitos do país buscam ajuda do Governo Federal. “Nós prefeitos estamos apelando que o Governo Federal possa dar um subsídio para compensar a gratuidade do idoso e da pessoa com deficiência. Para Salvador viriam 64 milhões e a gente evitaria o aumento de 10% e com isso, se tivesse reajuste, será um reajuste mínimo que a população vai ter condições de pagar ``, detalha Reis.

O prefeito ainda declarou que se preocupa com as consequências de um reajuste maior “Em todos os lugares do mundo o transporte público é subsidiado pelo governo federal,. Então estamos fazendo um apelo para que não se repita em 2022 as cenas de 2013. Se não tivermos ajuda, a cidade pode parar em 2022”, comentou.




*Metro1

Nenhum comentário