Novidades


 

‘Vamos reconstruir nossas cidades’, diz Rui Costa


O governo estadual via intensificar a partir desta segunda-feira (27) a distribuição de donativos às vítimas das chuvas que caem no sul e extremo sul baiano. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia, o governador Rui Costa confirmou a liberação de recursos para comerciantes e agricultores que perderam mercadorias e lavouras. “Vamos reconstruir nossa Bhaia, vamos reconstruir nossa cidades”, declarou. Os empréstimos ofertados pelo governo do estado são de até R$ 150 mil, sem juros, ou acima de R$ 150 mil, com juros subsidiados.

Rui Costa destacou a grande extensão territorial e o alto número de atingidos pelas chuvas, mas lembrou que a água começa a baixar em alguns pontos, permitindo a passagem de caminhões com os donativos de itens de primeira necessidade. “Hoje a gente vai começar um grande mutirão de distribuição (de itens de primeiras necessidades) daquilo que foi doado até agora e do que nós adquirmos”, informou. Na entrevista, Rui Costa agradeceu o apoio em equipamentos e pessoal oferecidos por estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.

O reforço de outros estados, continuou Rui, vai permitir um “pente-fino” em todas as comunidades das cidades vítimas das chuvas, inclusive rurais, para identificar pessoas que percisem de assistência. Até aqui, são 16 mil desabrigados e 19,5 mil desalojados, mas este número deve aumentar assim que o poder público alcançar novas áreas afetadas. No domingo, mais 47 cidades entraram em situação de emergência, totalizando 72.

“Eu quero tranquilizar a quem perdeu suas casas que nós vamos reconstruir todas as casas, todas, em parceria com os municípios, assim que a água baixar”, informou Rui. Segundo o governador, as novas moradias vão ser erguidas em locais mais distantes de cursos d’água.




*Bahia.Ba

Nenhum comentário