Novidades


 

Lula cobra celeridade na vacinação: ‘Governo federal está sendo incompetente’


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (5), para voltar a pedir uma conscientização da população que ainda não completou o ciclo vacinal contra a Covid-19, além de celeridade na aplicação das doses por parte do governo federal. Nesta quarta, o mundo registrou, pelo segundo dia consecutivo, um recorde de casos de Covid-19 em 24 horas: 2,59 milhões de infecções.

“Os casos de Covid tem aumentado e o que está salvando muitas pessoas é a vacinação. Precisamos de todos totalmente imunizados. Muita gente ainda não tomou a 2ª dose ou a de reforço. Se conhece alguém nessa situação, converse com a pessoa. […] Infelizmente o governo federal está sendo incompetente em atualizar os dados e deveria estar fazendo campanha para as pessoas seguirem se vacinando, inclusive os mais jovens. Como eles não fazem, fazemos nós”, escreveu Lula no Twitter.

A última vez em que dados constantes do Sivep-Gripe (Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe) foram atualizados foi no dia 29 de novembro de 2021. A falta de informações se mantém há 38 dias.

O apagão do Ministério da Saúde atinge números de casos, internações e mortes de covid-19 e gripe e até da vacinação contra o coronavírus. Hoje não se sabe, ao certo, quantos infectados por Covid ou gripe estão doentes ou internados pelo Brasil.

“Ao invés de criar obstáculos, o governo federal deveria acelerar a vacinação de crianças, como outros países já fizeram. Um dia D nacional de vacinação para crianças, como já fizemos em outras épocas, para termos a volta às aulas com todas já (imunizadas) com as duas doses. Os pesquisadores foram rápidos nas vacinas. Os governos das nações ricas têm sido lentos para levá-las aos braços de toda a humanidade. Nenhum país estará protegido sozinho. Os países mais ricos tem tudo para fazer com que a vacina seja para todos, e mais veloz que as variantes”, concluiu Lula.




*Bahia.Ba 

Nenhum comentário