Novidades

 


Procura por testes de Covid tem aumento de 300% em Salvador, aponta laboratório


Com a variante ômicron e a explosão de casos de Covid-19, um laboratório de Salvador registrou aumento de 300% na procura por exames para diagnóstico da doença nos últimos dias. Segundo o diretor médico do Laboratório Jaime Cerqueira, Bruno Cerqueira, em dezembro era realizada uma média de 150 testes por dia, já em janeiro o número subiu para 600 testes diários.

O médico e farmacêutico bioquímico concorda com o comunicado da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) sobre o risco de desabastecimento dos testes, tanto de PCR como de antígeno. "O volume de testagem é muito grande e não é localizado só no Brasil, é o mundo todo fazendo o mesmo teste", afirma.

Mas sobre a recomendação de testar apenas casos graves, Cerqueira diz que é necessário cuidado. "A recomendação tem que ser bem avaliada, porque é difícil ter esse entendimento de qual vai ser o paciente que vai ser testado. O médico que precisa ter essa habilidade. Acho muito mais viável buscarmos medidas de proteção, como a distribuição de máscaras N95 para todos", explica o diretor.

"E não temos dúvidas de que se tivéssemos essa responsabilidade social ao longo das festas, com a variante ômicron circulando pelo mundo inteiro, talvez não estivéssemos tendo essa discussão hoje", conclui.



*Metro1

Nenhum comentário