Novidades


 

Simões Filho registra segunda morte por Influenza A H3N2


A cidade de Simões Filho registrou a segunda morte por Influenza A H3N2, que tem provocado surtos de gripe em todo estado da Bahia. 

A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (11), pela Secretária Municipal de Saúde Iridan Brasileiro, em entrevista ao Programa Panorama de Notícias, na Rádio Simões Filho FM 87.9.

De acordo com a gestora da pasta, a vitima trata-se de uma idosa de 87 anos.



Conheça a Influenza A (H3N2)
A nova cepa do subtipo A tem registrado surtos atípicos de gripe, bem como mortes, em várias regiões dos estados brasileiros.

Embora possua variação genética diferente da H1N1, os sintomas que se manifestam são parecidos: febre alta, tosse, inflamação na garganta, dores de cabeça, no corpo e nas articulações; além de calafrios e fadiga.



Contágio
O vírus H3N2 é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar, quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Por ser um vírus respiratório, a prevenção contra ele é igual ao da Covid-19: uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos.



Medidas de prevenção
A população pode e deve adotar as seguintes medidas de precaução: utilizar máscara e álcool em gel;

lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir alimentos; evitar tocar a face e mucosas de olhos, nariz e boca;

cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe;

evitar aglomerações e ambientes fechados e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.





Por Ataíde Barbosa




Nenhum comentário