Novidades


 

Lauro de Freitas promove semana de prevenção ao câncer do colo de útero


Em alusão à campanha de conscientização e combate ao Câncer do Colo de útero, conhecida como “Março Lilás”, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) promoverá uma semana de alerta, realizando um mutirão de preventivos ginecológicos, em mulheres que nunca tenham feito o exame ou que tenham realizado há mais de três anos. A ação será iniciada nesta segunda-feira (28) e segue até o dia 02 de abril. O público interessado deve se dirigir às Unidades de Saúde da Família (USF) do município.

A atividade será direcionada para mulheres dos 25 aos 64 anos. De acordo com dados do IBGE, Lauro de Freitas possui mais de 56 mil mulheres nessa faixa etária. Sendo que, 39.704 mulheres, cadastradas no Programa de Saúde da Família, ainda não fizeram o preventivo ginecológico neste ano. Atenta a estes números, a Secretaria identificou a necessidade de incentivar a realização dos exames.

“O preventivo é fundamental. Queremos chamar a atenção da população para este assunto tão sério. Com o objetivo de diminuir a mortalidade por causa do câncer no colo do útero, iremos fazer o mutirão. A expectativa é que inicialmente, alcancemos aproximadamente 7.500 mulheres. As demais serão atendidas ao longo do ano, com agenda programada das Unidades Básicas de Saúde”, relatou Hadson Namour, superintendente da Atenção Básica da Sesa.

O mutirão acontecerá de segunda a sexta, das 07h às 15h, e aos sábados, das 08h às 12h. As mulheres interessadas devem apresentar documento com foto e CPF.




*Tribuna da Bahia

Nenhum comentário