Novidades


 

PP, PL e Republicanos são os partidos que mais ganharam deputados com a janela partidária


O bloco governista foi o maior beneficiario com o fim da janela partidária de 2022. Ao todo, PL, Republicanos e PP trouxeram para seus quadros 56 deputados.

O PL é o maior angariador de parlamentares. Foram 33 cadeiras adicionadas desde o dia 3 de março, quando a janela começou. Agora, a nova sigla do presidente possui a maior bancada da Casa com 75 nomes.

Com a entrada do vice-presidente Hamilton Mourão, que assinou a ficha de filiação no dia 16 de março, o partido conseguiu angariar mais 15 congressistas, enquanto cinco saíram. O balanço final é de 43 representantes.

Já o PP, do ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, alavancou sua bancada da 4ª força na Câmara dos Deputados para a 2ª maior - atrás somente do PP de Bolsonaro, ao somar mais 13 integrantes e chegar a 56 parlamentares.

Pela lei, deputados federais só podem trocar de partido sem perderem o mandato durante a janela partidária - fora desse período, é preciso que o político entre com um processo para se desincompatibilizar e manter o cargo ao ir para um outro partido.




*Metro1

Nenhum comentário