Novidades


 

Brasil tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos


O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (30) que dois casos suspeitos de varíola dos macacos são investigados no Brasil: um em Santa Catarina e outro no Ceará. Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado no país.

De acordo com a pasta, os pacientes suspeitos estão isolados, em recuperação e sendo monitorados pela vigilância em saúde. “A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial. A reavaliação está sendo feita de acordo com os critérios de definição. Até o momento, não há confirmação do rumor como caso suspeito”, diz a pasta.

Um terceiro caso está sendo monitorado no Rio Grande do Sul, com histórico de viagem. Ele, no entanto, ainda não é classificado como suspeito.

Também nesta segunda-feira, a principal especialista em varíola dos macacos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Rosamund Lewis, afirmou não acreditar que a doença se transforme em outra pandemia.

“No momento, não estamos preocupados com uma pandemia global”, disse ressaltando que o surto deve ser encarado como uma potencial emergência de saúde pública de interesse internacional”, disse.

Neste domingo (29), a OMS informou que 257 casos da doença já foram confirmados em 20 países fora da África e que não têm a varíola como endêmica. Nenhuma morte foi registrada até o momento. Na América do Sul, há um caso confirmado na Argentina.



*Bahia.Ba

Nenhum comentário