Novidades


 

Campanha de Lula propõe participar de até 3 debates no 1º turno


Os partidos aliados que compõem a chapa do pré-candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, propuseram a entidades que representam jornais e emissoras de rádio e televisão realizem até três debates nacionais no primeiro turno das eleições deste ano. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

Os dirigentes enviaram ofício nesta quarta-feira (15) ao presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Resende, e ao presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Antônio Rech.

No documento, eles afirmam que há ao menos dez debates entre candidatos sendo propostos por veículos de mídia até o momento e que, dentro do prazo da campanha eleitoral, tal programação “é incompatível com a agenda política e a realização de atos públicos da campanha”.

As legendas apontam ainda que a maioria dos debates se concentra em São Paulo e que as agendas da campanha exigem “deslocamentos pelas 27 unidades da federação”.

Diante desse cenário, os partidos sugerem que as emissoras se organizem em pool de veículos de imprensa, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos.

Como a Folha de S. Paulo mostrou em maio, o comando da pré-campanha já havia sinalizado que iria propor aos adversários a realização dos debates no formato de pool. Pela proposta inicial, seriam dois debates no primeiro turno e um no segundo.



*Bahia.Ba

Nenhum comentário