Novidades


 

Turismo deve retomar volume pré-pandemia no 3º trimestre


As atividades turísticas brasileiras devem retomar o nível pré-pandemia no terceiro trimestre deste ano. A avaliação é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar da queda em abril de 3,8%, de acordo com levantamento do IBGE, a confederação espera que o segmento feche o ano com alta de 2,8% frente a 2021.

Desde o início da pandemia, turismo brasileiro acumula um prejuízo de R$ 515 bilhões. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, lembra que a queda abrupta das atividades no início da crise sanitária acarretou a eliminação de 526,5 mil empregos (15% da força de trabalho no turismo).

“A reação do turismo tem se traduzido na regeneração do mercado de trabalho formal nessas atividades. Desde maio do ano passado, os saldos mensais entre admissões e desligamentos se mostraram positivos”, observa Tadros. Em um pouco menos de um ano, o setor apresentou recuperação de 290 mil das vagas, 220,5 mil em bares e restaurantes e 61,2 mil em serviços de hospedagem (+61,2 mil).



*Bahia.Ba

Nenhum comentário