Novidades


 

Simões Filho: Profissionais de saúde participam de capacitação sobre o vírus Monkeypox (Varíola do macaco)

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mesmo sem casos confirmados, promoveu nesta terça-feira (26), a primeira capacitação sobre o vírus Monkeypox (Varíola do macaco). A capacitação foi ministrada pelo infectologista doutor Antônio Bandeira.


Durante o encontro, as equipes receberam instruções sobre a identificação de casos suspeitos, acolhimento/encaminhamentos e informações básicas sobre a doença, além de esclarecer dúvidas sobre a situação epidemiológica, manejo clínico e biossegurança.

Vale lembrar que a transmissão do vírus da varíola dos macacos se dá, principalmente, por contato próximo com fluidos corpóreos e lesões da pele da pessoa doente.

Participaram da capacitação, os servidores da Rede de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, como UPA, Hospital Municipal, Unidades de Saúde da Família, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ambulatório de saúde mental, Caps AD, além dos agentes comunitários de saúde.


O que é a Varíola do Macaco?

A Monkeypox (varíola dos macacos) é uma zoonose - doença transmitida de animais para humanos - do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980 e, com isso, a vacinação foi retirada do Programa Nacional de Imunização (PNI). Ocorre principalmente na África Central e Ocidental, nas proximidades de florestas tropicais e cada vez mais frequente em áreas urbanas. 

Os casos são frequentemente encontrados perto de florestas tropicais onde existem animais que carregam o vírus. Evidências de infecção pelo vírus da varíola dos macacos foram encontradas em animais, incluindo esquilos, ratos caçados na Gâmbia, arganazes, diferentes espécies de macacos e outros

Nenhum comentário