Novidades


 

Entenda por que você tem sonhado com seu ex na quarentena


Com a pandemia do novo coronavírus, todos os aspectos da sociedade mudaram, inclusive os sonhos. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência de marketing digital AGY47, o número de buscas no Google por "por que estou sonhando com meu ex" aumentaram 2450%, no último mês, na Inglaterra, em comparação com o mesmo período no ano passado. A situação no Brasil não é muito diferente. 

O iBahia fez uma análise no Google Trends, ferramenta que permite descobrir as principais tendências de pesquisa de acordo com a localização e o período de tempo, para identificar como anda o interesse de buscar por essa temática nos últimos 90 dias. O resultado apontou que houve um aumento de pesquisas em meados de março, início e final de abril e início de maio. Vale ressaltar que a Bahia é o estado vice-campeão de buscas sobre sonho com o ex, com uma média de 90 pesquisas frequentes, entre março e maio.
 

Diante dos fatos, entramos em contato com a psicóloga clínica Roberta Takei, que é professora na UniRuy, para entender as possíveis razões de sonhos recorrentes com o (a) ex. A especialista explicou que antes de tudo é importante saber que para a psicologia, principalmente para psicanálise, o sonho é a realização dos desejos inconscientes. "De uma forma geral, o sonho é um grande apanhado de coisas que a gente vivencia, que a gente deseja ou não deseja, que a gente talvez não possa falar, mas que fica lá no nosso inconsciente e o sonho de alguma forma alimenta ou alivia isso", esclarece Roberta. 

Com relação ao significado, a psicóloga explica que é normal, principalmente neste período conflitivo que estamos vivenciando com o Covid-19, os sonhos ficarem confusos e trazerem coisas, inacabadas ou acabadas de maneira disruptiva, relacionadas ao passado. 

"Muitas vezes o ex é aquilo do passado que a gente quer deixar para trás. Se fizermos uma associação entre os sonhos com o ex e a questão atual podemos relacionar isso a se preparar para um futuro incerto e realmente deixar esse passado para trás, seja na forma do ex ou do que for", acrescenta a psicóloga. 

Para quem anda tentando encontrar um manual sobre significados dos sonhos na internet, a especialista alerta que não existe um significado fixo. "Na psicologia, esses símbolos na verdade só têm um significado para própria pessoa que sonhou, porque é preciso pegar a história de vida de cada um para interpretar a razão do sonho". 

"Eu posso sonhar com uma gravidez e isso ser/representar um desejo de nascimento, de felicidade com relação a uma criança ou isso pode significar de repente um desejo profissional", exemplifica. 

Por fim, na entrevista, Roberta Takei deu um conselho para diminuir a ocorrência de sonhos negativos durante a pandemia. "Tentar preencher a mente com informações prazerosas, com arte, livros, conversas com quem a gente gosta e música", conclui.



*IBahia

Nenhum comentário