Novidades


 

Itália dispensará uso de máscaras ao ar livre a partir de 28 de junho


O Ministério da Saúde da Itália anunciou nesta segunda-feira (21) que a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre será revogada a partir do próximo dia 28 de junho em todas as regiões classificadas como “faixa branca”, regime mais flexível de medidas anti-Covid.

Segundo o portal UOL, a decisão foi tomada após o Comitê Técnico-Científico da Itália (CTS), responsável por assessorar o governo no combate à pandemia do novo coronavírus, recomendar esta data para dispensar o uso da proteção.

“A partir de 28 de junho superaremos a obrigação de usar máscaras ao ar livre na zona branca, mas sempre respeitando as indicações cautelares estabelecidas pelo CTS”, escreveu o ministro da Saúde, Roberto Speranza, no Facebook.

Mais cedo, o CTS enviou ao Ministério da Saúde um parecer sobre a medida após reunião entre médicos de diversas especialidades, estatísticos e representantes das principais agências sanitárias italianas.

“O CTS considera que no atual cenário epidemiológico, a partir de 28 de junho, com todas as regiões na zona branca, existem condições para superar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre”, dizia a nota.

O comitê, no entanto, alertou que o uso de máscaras permanecerá obrigatório em locais potencialmente movimentados e com risco de aglomerações, como em mercados, feiras, filas, entre outros.

Desta forma, é recomendado que as pessoas carreguem “uma máscara para que possam usá-la sempre que tais condições surgirem”, acrescenta o comunicado.



*Bahia.Ba

Nenhum comentário