Justiça autoriza quebra dos sigilos bancário e fiscal de ex-presidente da Petrobras
O ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli terá os sigilos bancário e fiscal quebrados após a 5ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro deverir pedido de liminar do Ministério Público do Rio nesta quarta-feira (28). Segundo o colunista Felipe Patury, da revista Época, a quebra dos sigilos abrange o período de 2005 a 2010, quando Gabrielli presidiu a Petrobras.
A decisão é relativa a uma ação por improbidade administrativa que aponta desvio de R$ 32 milhões em contratos entre a Petrobras e a construtora Andrade Gutierrez em obras. A ação foi movida pela promotora Glaucia Santana em dezembro.
Os contratos indicam superfaturamento e sobrepreço nos contratos das obras de construção do Centro Integrado de Processamento de Dados (CIPD) e de ampliação do Centro de Pesquisas (Cenpes) da estatal. Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União identificou o desvio.
Ainda segundo o colunista, mesmo tendo sido escolhida por licitação para tocar as obras, a empreiteira Cogefe Engenharia cedeu suas obrigações para a Andrade Gutierrez, que faturou R$ 133 milhões com o negócio.
Correio
Nenhum comentário