Ansiedade e a Síndrome do Pensamento Acelerado
Hoje assisti o vídeo do psiquiatra Augusto Cury, comentando sobre Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Recebemos tantas informações e em tão pouco tempo que nossos pensamentos giram com velocidade. Diversas reflexões vêm à nossa mente em segundos,desencadeando a necessidade de decidir, escolher e pronunciar. Esta velocidade, determinada por nós mesmos, causa-nos ansiedade.
“O tempo voa, os dias voam, o ano voa”, estas afirmações constantes confirmam o quanto os indivíduos estão absortos em seus ritmos frenéticos de trabalho excessivo e no desenvolvimento de ideias rápidas e urgentes.
A ansiedade nos prepara para enfrentar desafios, favorecendo adaptação às novas experiências de vida, como por exemplo, uma viagem ao exterior. Porém, não será normal ter uma preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, pois isto já poderá ser caracterizado como um Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), conforme descrito no manual de classificação de doenças mentais. A ansiedade que perdura por meses acarreta em inquietação, irritabilidade, déficit de atenção e de memória, como também causa sofrimento e interfere na vida cotidiana de todo e qualquer indivíduo que passe por esta situação.
Estamos no mundo globalizado, que traz novidades constantes de todas as temáticas e que exige que cada ser esteja antenado com tudo.


Nenhum comentário