Novidades


 

Pólio e sarampo: apenas 10% das crianças foram vacinadas na primeira semana



Na primeira semana da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo não foi muito animadora, apenas 1,16 milhão de crianças se vacinaram contra a pólio e 1,51 milhão contra o sarampo em todo o país. O quantitativo corresponde a 10,36% do público-alvo para a pólio e 10,27% para o sarampo, de acordo com informações do Ministério da Saúde. No total, 2,3 milhões de doses das vacinas foram aplicadas.

O Ministério da Saúde informou que pretende vacinar 11 milhões de crianças de um a cinco anos. A Campanha Nacional de Vacinação ocorre até o dia 31 de agosto e o dia D de mobilização nacional será no próximo sábado (18), quando os mais de 36 mil postos estarão abertos.

Neste ano, a vacinação contra poliomielite e sarampo está sendo feita de forma indiscriminada, segundo o Ministério da Sáude, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Por isso, todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independente da situação vacinal.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

A pasta reforça que estados e municípios devem manter o sistema de informação devidamente atualizado para ter conhecimento da real situação da cobertura vacinal no país. Entre os estados com melhor cobertura vacinal neste momento estão: Rondônia, com 39,88% para a pólio e 38,81% para o sarampo, seguido por São Paulo com 27,68% pólio e 27,23% sarampo.

Entre as coberturas mais baixas, destacam-se: Roraima, com 0,61% do público-alvo vacinado para pólio e 0,57% para sarampo e Rio de Janeiro, que tem 1,85% pólio e 2,65% sarampo. Doenças já eliminadas no Brasil.



*Radar da Bahia

Nenhum comentário