Novidades


 

Jomar Paraky comemora mais um aniversário nesta sexta-feira (6)

Num vilarejo pobre chamado Caiçara, na época, município de Jacobina-BA hoje pertencente ao município de Capim-Grosso, nasceu Jomar Dantas Requião, mais conhecido como Jomar Paraky.

OS PAIS
Filho de Geraldo Pinheiro Requião – um pequeno produtor de sisal – e da senhora, Nilce Requião – uma professora do primeiro grau – Jomar Paraky e seus irmãos passaram por todas as necessidades que todos os garotos pobres daquela região passaram.

Ainda criança, Jomar se destacava fabricando carrinhos de lata de óleo vazias para vender na escola e assim, ajudava no orçamento da família, mostrando desde cedo aptidão para os negócios.

Essa fase da sua vida, ainda é contada por diversas pessoas que o conheceram, na região de Capim Grosso.

Sem condições para comprar livros, Dona Nilce, mãe e professora orientava seus filhos, Geranilson, Jomar, Genice, Geraldo e Rosângela para que copiassem trechos dos livros dos colegas para poderem estudar, e ainda assim eram considerados os melhores alunos.

OS ESTUDOS E O SERVIÇO MILITAR
Naquele vilarejo, só era oferecido estudos do nível primário, o garoto Jomar Paraky estudou, nesse período, na escola paroquial Padre Alfredo Haasler Sento Sé.
Aos quinze anos de idade, o adolescente Jomar Paraky foi para a cidade de Capim Grosso onde foi aprovado na admissão ginasial, no colégio municipal professora Alice Barros de Figueiredo.

O tempo passou e chegada a hora de continuar os estudos, Jomar Paraky, pensando no futuro, se alistou no Exército Brasileiro na cidade de Feira de Santana, onde também estudou e concluiu o curso de administração de empresa no ensino médio no colégio São Francisco de Assis.

No ano de 1976, ainda não existiam universidades em Feira de Santana, então, o jovem Jomar Paraky mudou-se para Salvador e ingressou na Universidade Federal da Bahia onde cursou filosofia.

A CARREIRA PROFISSIONAL
No ano seguinte, 1977, Jomar Paraky conseguiu emprego na Mesbla S.A. como vendedor.

Notado pelo seu empenho e desenvoltura, Jomar Paraky foi convidado para trabalhar na empresa Fratelli Vita, no ano de 1979, ocupando o cargo de supervisor de vendas.

Já em 1980, Jomar Paraky foi convidado para gerenciar a área de distribuição e vendas da empresa Coca cola, empresa que lhe proporcionou conhecer e trabalhar em, praticamente, todos os estados do Brasil.

Em 1983, ainda na Coca Cola, Jomar Paraky retorna a Salvador na função de gerente de vendas da Região Metropolitana da Capital e em 1986 foi promovido a gerente de distribuição e marketing em todo o estado da Bahia período em que, teve participação decisiva na elaboração de roteiros, na implantação de uma fábrica da empresa na cidade de Feira de Santana e na descentralização da administração que ficava no bairro Vasco da Gama para o bairro do Retiro e a mudança da unidade fabril da Vasco da Gama para o Centro Industrial de Aratu, e é, neste momento que iniciou a relação do empresário com a cidade de Simões Filho.

Com a implantação da fábrica da empresa Coca Cola em Simões Filho, a principal prioridade de Jomar Paraky era a geração de empregos para a população da cidade.

O EMPRESÁRIO
Em 1994, Jomar Paraky tornou-se empresário e abriu sua própria empresa de distribuição – a COBEGAL – com sede na cidade de Dias D’Ávila.

Em pouco tempo, Jomar Paraky se tornou o maior distribuidor dos produtos Coca Cola, Heineken e Pirassununga, atuando em 15 municípios da Bahia, inclusive Simões Filho.

Durante todos esses anos, o restante da família também batalhava na vida empresarial na cidade de Capim Grosso, onde se tornaram proprietários de um pequeno posto de combustíveis, o Posto Paraky.

Visionário, em 1999, Jomar Paraky adquiriu uma área na localidade Engenho Novo, indenizou mais de cem famílias pobres que viviam na localidade de forma precária e fundou ali, uma filial do Posto Paraky e a empresa Requião Transportes, hoje, maior polo comercial e logístico do município.

Apensar do sucesso alcançado até aquele momento, a necessidade de trabalhar com empresas de diversos segmentos, Jomar Paraky voltou a estudar.

No ano 2000 ingressou na Faculdade Baiana de Ciências no curso de Administração de Empresas com enfase em Comercio Exterior.

O resultado não poderia ser diferente. Atualmente, o que antes era apena uma localidade, se tornou o bairro Engenho Novo, que cresce ao redor do Complexo Empresarial Jomar Paraky, local que abriga mais de 100 empresas e onde são gerados, aproximadamente, 5000 mil empregos diretos e indiretos.

Jomar Paraky também desenvolve ações sociais, junto a diversas comunidades carentes do município de Simões Filho, o que prova preocupação com o bem estar dos mais necessitados.

O HOMEM SIMPLES E HUMILDE
Apesar de toda a trajetória de sucesso, Jomar Paraky traz consigo a simplicidade e a humildade do empresário que reconhece o valor de cada indivíduo, traço que se manifesta todos os dias em cada abraço dado em seus colaboradores independente de cargo ou função.

Esse é um resumo de uma trajetória de sucesso, em homenagem ao amigo que hoje, 6 de setembro, completa mais um ano de vida.

Desejamos que essa trajetória seja ainda mais longa e que nela, possa continuar realizando seus sonhos.

Mensagem dos seus amigos, funcionários e familiares;

Parabéns! Feliz Aniversário, Jomar Paraky!



*Página Simões Filho

Nenhum comentário